Rodapé – Um café de notícias para começar o dia bem informado (22/02/21)

TESTAGEM JÁ FEITA
Secretário de Saúde em Limeira, o médico Vitor Santos lembrou, neste domingo (21/02), que a testagem para avaliar o contato do vírus com a população de trabalhadores da educação e alunos, solicitada novamente pelo sindicato dos professores (Apeoesp), foi feita no final do ano passado, como previsto no planejamento da pesquisa epidemiológica, antes da abertura das aulas. “Testamos todos os profissionais da educação da rede municipal, estadual e particular de Limeira e que quiseram, voluntariamente, participar da pesquisa. Foram realizados milhares de testes. Foram feitos, ainda, de forma aleatória, testes em cerca de 2 mil alunos da rede pública e privada. A saúde está preparada para, quando necessário, testar os profissionais e alunos notificados como suspeitos”, completou.

DOAÇÃO DE SANGUE
Vereador Dr. Júlio (DEM) apresentou proposta para criar, de forma permanente na Câmara Municipal de Limeira, uma campanha de incentivo à doação de sangue. A Escola Legislativa “Paulo Freire” ficaria responsável em organizar e idealizar ações voltadas à divulgação da campanha. A ideia é reforçar a divulgação em momentos que, naturalmente, o Banco de Sangue sofre com falta de doadores. Projeto de resolução neste sentido já tramita pela Casa.

DE VOLTA À ROTINA
A prefeita de Iracemápolis, Nelita Michel (PL), assinou decreto, na semana passada, determinando que servidores municipais que tiveram as atividades flexibilizadas na pandemia voltassem ao trabalho, devendo tomar os cuidados necessários à saúde. A medida exclui as servidoras gestantes; os que estão em tratamento de quimioterapia/radioterapia; portadores de doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, diabetes, hipertensão ou outras afecções que deprimam o sistema imunológico; os acometidos pela Covid-19 e aqueles que estão em quarentena por terem sido considerados suspeitos da doença.

LISTA REDUZIDA
Com a medida, a lista obrigatória de servidores afastados que a Prefeitura de Iracemápolis deverá disponibilizar publicamente, caso a lei aprovada pelos vereadores na última semana seja sancionada por Nelita, deve ficar bastante reduzida.

RECONHECIDO POR PMS
O Cabo William e o soldado Vieira, da 1ª Cia. de Limeira, detiveram no final de semana um homem suspeito de ter praticado um homicídio no ano passado. O que chamou a atenção no caso foi como ocorreu a abordagem. Os PMs estavam na Praça Toledo Barros e reconheceram o suspeito, que estava “olhando” carros no entorno da praça. Ele foi conduzido à delegacia e a Polícia Civil iria providenciar o mandado de prisão.

EFEITOS DA BEBIDA
Também no final de semana, os policiais cabo Marcelo e cabo Bruno detiveram um homem por violência doméstica. O rapaz foi abordado quando tentava entrar na casa da sogra. Anteriormente, ele agrediu a esposa e seu cunhado. Além da agressão física, ele ameaçou usar as facas que estavam em seu carro contra a esposa, que se refugiou na casa da mãe. A confusão começou depois que a mulher do suspeito tentou impedi-lo a sair de casa para consumir bebidas. Contrariando a companheira, o homem deixou a residência e, quando retornou, estava embriagado. Na delegacia, a Polícia Civil o manteve preso por violência doméstica.

CONSELHO DE SEGURANÇA
O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Central se reunirá na próxima sexta-feira (26). Na reunião, que será de forma online, por meio do aplicativo Zoom, a população pode apresentar sugestões, queixas e pedir melhorias em seus respectivos bairros. O Conseg Central atende demandas da região do Morro Azul e Boa Vista. O encontro começa às 8h e para participar, basta acessar esse link no dia e horário agendados: https://us02web.zoom.us/j/85692495221.

ESPAÇO FECHADO
Entre as vedações impostas para o retorno dos vereadores ao plenário em Limeira, está o uso do espaço localizado atrás do plenário, incluindo a Sala de Reuniões Vereador Mauro Sérgio Vieira. A área costuma ser intensamente utilizada pelos vereadores nas saídas breves do plenário para conversas reservadas. No entanto, ela permanecerá fechada durante as sessões para evitar aglomerações.

SÓ NOS GABINETES
Já os chefes de gabinetes e os assessores parlamentares e legislativos que estarão a serviço dos vereadores de Limeira no período das sessões deverão ficar nos gabinetes, sem auxiliá-los diretamente no plenário.

VIU NAS REDES?

“Durante a Segunda Guerra, pediram aos londrinos para apagarem as luzes, assim os bombardeios inimigos não saberiam onde atacar. Na época, nenhum londrino disse ‘é direito meu deixar a luz acesa’ porque os outros responderiam: ‘sua luz acesa coloca todos em risco’. Substitua a palavra ‘luz’ pela palavra ‘máscara’. Agora argumente”.

Viviane Batistella, psicóloga, em reflexão divulgada em suas redes sociais neste domingo.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.