Restauração de palacete histórico em Limeira será por contrapartida, sem recurso público

A Prefeitura de Limeira informou, nesta terça-feira (09/05), que o término do restauro do Palacete Tatuibi será realizado pela empresa MRV por meio de contrapartida, ou seja, a obra não terá recursos públicos. Apenas a Praça Vitório Bortolan, anexa ao Palacete Tatuibi, passará por reformas e serviços bancados com verba pública.

A primeira etapa da reforma do palacete também ocorreu por meio de termo de compromisso. O valor do investimento da Unimed no local foi de R$ 2,1 milhões. A medida obedeceu a legislação de outorga onerosa, já que a área está dentro de uma Zona de Intervenção Estratégica, conforme a Prefeitura. O procedimento foi concluído pela empresa no ano passado.

As principais obras já feitas foram na estrutura do prédio, como paredes, cobertura e base, a fim de estabilizar o imóvel. Os relatórios mensais foram entregues pela Unimed à Secretaria de Urbanismo e os projetos passaram pela aprovação do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Município de Limeira (Condephali). A parte final da restauração coube à Prefeitura.

A previsão é que os serviços ocorram em 13 meses, a partir de julho. Paralelamente, a prefeitura fará a reforma e vários serviços na Praça Vitório Bortolan, anexa ao Palacete Tatuibi, essa com recursos da Caixa Econômica Federal, por meio da Finisa. O processo licitatório já está em fase avançada. A Aurus Brasil Consultoria de Negócios fará o serviço no valor de R$ 1.146.701,13.

O espaço receberá troca de pisos, de iluminação e das instalações elétricas e hidráulicas, novo paisagismo, com plantio de espécies arbóreas, e ainda terá rampa de acessibilidade, entre outras melhorias.

Foto: Prefeitura de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.