Projeto Roda de Artesanato inicia nova etapa em Limeira

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, iniciou no mês de outubro o projeto Roda de Artesanato, que oferece oficinas de como confeccionar, expor e comercializar peças de crochê com fio de malha. Com a participação de 20 pessoas, o objetivo da iniciativa é transformar a vida dos moradores locais por meio do estímulo ao empreendedorismo e do aumento da empregabilidade, contribuindo para movimentar a economia local.

No dia 31, ocorreu mais um dos encontros do projeto. A artesã Rafaela Odilon, que participou da primeira ação realizada no ano de 2021, foi uma das convidadas para testemunhar como o projeto ajudou no seu desenvolvimento pessoal e profissional, além de levar exemplo sobre os diversos modelos de peças que podem ser confeccionadas em crochê.  Ela também deu algumas dicas de como fazer a divulgação do trabalho. Os participantes também começaram a confeccionar suas primeiras peças modelo, que é uma bolsa carteira em fio de malha.

As oficinas ocorrem no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Presidente Dutra e são destinadas ao público atendido pela unidade. O programa foi dividido em quatro módulos e aborda os seguintes temas: economia criativa, empreendedorismo e gestão, criação de produtos e design, além de exposição, venda, troca e parcerias.

Vanessa Hafliger Versinhassi, coordenadora do CRAS Presidente Dutra, destaca que o Roda de Artesanato é uma oportunidade muito rica e significativa para as beneficiárias. “Essa parceria é muito exitosa. O curso possui todo um suporte e orientação, desde a confecção até como vender e empreender o produto. E isso será muito positivo na vida dessas participantes”, afirma a coordenadora.

Uma das beneficiárias, Tatiane Cristina Gonçalves Ribeiro, conta que ficou sabendo do projeto por meio da escola de seu filho e nunca havia pegado em uma agulha de crochê, mas por estar desempregada e gostar das peças feitas com a técnica resolveu se inscrever no curso e já na primeira aula fez sua primeira bolsa com fio de malha: “Eu vim aqui para aprender e estou gostando muito. Essa oportunidade será muito bem-vinda pois irá me ajudar com uma renda extra”.

No total serão nove encontros, de duas horas cada, até dezembro, com 18 horas de formação no total.

Foto: BRK

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.