Projeto quer Lei Valmir Barbosa para qualificar profissionais da Saúde na linha de frente em Limeira

Proposta protocolada na manhã desta quinta-feira (18/02) na Câmara de Limeira propõe um cronograma para treinamentos aos profissionais da área da Saúde que estão na linha de frente do atendimento à população. Caso aprovada, será a Lei Valmir Barbosa, em homenagem ao farmacêutico da Prefeitura de Limeira que faleceu no final de janeiro, vítima da Covid-19.

A iniciativa é do vereador Everton Ferreira (PSD), com a finalidade de atualizar anualmente os conhecimentos dos profissionais e melhorar o atendimento da população. Critérios, peridiocidade e quantidade de pessoas capacitadas ficam a cargo da Secretaria Municipal da Saúde no momento da regulamentação da lei.

O vereador sugere considerar o uso da própria estrutura da pasta, mas também parceria público privada, com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Ministério da Saúde e outras entidades, para não onerar o orçamento municipal. O projeto prevê expedição de certificado para os profissionais.

Na justificativa, Everton diz que o ambiente biológico está em constante mudança, bem como a medicina evolui e exige renovação de aprendizado. “A atualização profissional é um mecanismo primordial com o propósito de aprimorar o desempenho dos profissionais da área da saúde que estão na linha de frente, para a população de maneira mais precisa, assertiva e acolhedora”, disse.

Sobre o nome do programa, o vereador enalteceu Valmir Barbosa. “Um excelente funcionário público e um excelente farmacêutico, que sempre atuou em serviços prestados a comunidade limeirense com muito amor, dedicação e muito respeito, desde 1998. Infelizmente, o Sr. Valmir Barbosa nos deu o seu adeus, mas o seu nome, legado e grande contribuição na área da saúde pública jamais serão esquecidos. E que, mesmo ausente, possa estar presente nas mentes e corações de cada profissional de saúde aqui representados pela Lei Valmir Barbosa, e que assim ele viva para sempre”, finalizou.

O texto vai tramitar pelas comissões internas da Câmara Municipal.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.