Projeto em Limeira prevê assistência psicológica a pacientes de hemodiálise e familiares

Tramita na Câmara Municipal de Limeira, desde o último dia 1° de março, projeto de lei que cria um programa de assistência psicológica aos pacientes portadores de doenças renais crônicas em processo de hemodiálise e familiares. A autoria é do vereador José Eduardo Monteiro Júnior (PV), o Ju Negão.

A redação da propositura aponta que caberá ao Executivo implantar o programa de assistência no prazo de seis meses a partir da vigência da lei, caso seja aprovada e sancionada.

Na justificativa, Ju Negão explica que, a partir do diagnóstico da insuficiência renal crônica e início do tratamento, é fundamental a atuação do psicólogo junto ao paciente para amenizar o sofrimento. “[É] de grande importância [essa conduta] para buscar o mínimo de motivação para o futuro que se desenha”, complementa.

Segundo o parlamentar, nestas condições o paciente passa a ser dependente de uma companhia até o hospital, principalmente nos casos em que o tratamento é realizado em outro município. A Santa Casa atende atualmente 135 pacientes, dos quais 121 são de Limeira. Para ampliar o atendimento, a Secretaria de Saúde está em negociação para a aquisição de mais cinco cadeiras de hemodiálise, o que permitiria atender mais 30 pacientes. Outra estratégia estudada é aumentar os turnos de atendimento, de três para quatro.

“A condição do paciente já se mostra bastante frágil, o que é agravado pelo cansaço gerado pela necessidade de viajar em condições não tão confortáveis e às vezes em grande distância, doença em progressão, gerando uma série de restrições à rotina do paciente e prejuízo no rendimento físico […] Desta forma, enxergamos que é justo e necessário a atuação de um psicólogo atuando no fortalecimento da relação entre paciente e família”.

Na última sexta-feira (17/03), o projeto recebeu parecer de constitucionalidade do setor jurídico da Casa e deve avançar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.