Prefeitura pede abertura de comportas de barragem após chuvas na cabeceira do Rio Capivari

Após fortes chuvas na cabeceira do Rio Capivari na noite desta quarta-feira (26/01), a Defesa Civil local pediu à Raízen a abertura total das comportas da Barragem Leopoldina. A informação é da Prefeitura de Capivari, cidade da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP).

A abertura das comportas visa, segundo o Executivo, suavizar a chegada das águas e evita o transbordamento da calha do Rio Capivari e seus afluentes, como os córregos. “Com a abertura preventiva, o nível do rio fica seguro e a população não sofre com a elevação do manancial”, diz o comunicado.

As chuvas acumularam o total de 57,60 milímetros na cabeceira do Rio Capivari. Após vistoria dos agentes em Monte Mor, com início de alguns pontos de alagamentos, foi necessária a abertura para que Capivari não sofra com as águas que ainda vão chegar no município.

Até o início da tarde desta quinta-feira (27/01), a situação em Capivari é estável e o monitoramento é feito constantemente pelos agentes da Defesa Civil, devido à previsão de chuvas moderadas que acontecerão até o dia 1º de fevereiro.

Em caso de alterações que indiquem enchentes ou inundações, a Defesa Civil de Capivari fará os alertas para a população diretamente nos bairros e nos canais oficiais da Prefeitura. A população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones 199, (19) 3492-3186 ou com a Guarda Civil pelo 153.

Foto: Prefeitura de Capivari

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.