Placas de serviços a idosos podem ganhar novo visual em Limeira

As placas que indicam serviços prioritários para idosos podem ter uma identidade nova em Limeira. Ao menos essa é a proposta do vereador José Roberto Bernardo (PSD), que apresentou projeto de lei nesse sentido e sugere a mudança do pictograma das placas atuais.

A ideia, já discutida há anos em outros municípios brasileiros, é do cidadão legislador Bruno Bortolan e o argumento principal é de que o modelo adotado atualmente, a figura de uma pessoa curvada e com bengala, pode representar preconceito contra as pessoas com mais de 60 anos.

Caso aprovado, o projeto estabelece que a substituição do pictograma atual pela imagem de uma pessoa ereta com a sinalização “60+” (veja imagem) ocorra de forma gradual, de acordo com a disponibilidade orçamentária, e se dará sempre que houver necessidade de reposição ou criação de novas sinalizações.

Na justificativa, é mencionado que o modelo atual pode ser visto como pejorativo, relacionada ao etarismo (preconceito, intolerância e discriminação contra pessoas com idade avançada). “Estereotipa a pessoa idosa ao representá-la se curvando e utilizando uma bengala. Por esses motivos, o presente projeto de lei visa substituir a sinalização atual, alterando o pictograma representado por elas, trocando a imagem de um idoso curvado e de bengala, para a de uma pessoa ereta com o indicativo ‘60+’”.

A proposta precisa de aval das comissões antes de ir à votação.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.