Nova lei obriga instalação de câmeras nas creches e escolas de Iracemápolis

A Câmara Municipal de Iracemápolis aprovou, na última segunda-feira, projeto de lei que prevê instalação de câmeras de monitoramento de segurança em creches e escolas públicas locais. A prefeita Nelita Michel (PL) já sancionou a medida, que virou a Lei 2.492/21 e foi publicada no Diário Oficial. De autoria do vereador William Mantz (Podemos), a lei obriga a instalação dos equipamentos e será considerado, de forma proporcional, o número de alunos e funcionários existentes na unidade escolar, bem como as características territoriais e dimensões do imóvel.

A legislação aprovada também detalha o local onde as câmeras serão instaladas: na entrada, nos pátios de convivência e dentro das salas de aula. “O equipamento apresentará recurso de gravação, devendo as imagens obtidas serem armazenadas por um período mínimo de dois meses”, prevê o projeto.

Ao apresentar a ideia, Mantz apontou que a medida trará segurança para os alunos e às famílias. “Atos e atitudes que atentam contra a segurança e a vida tornaram-se infelizmente uma triste realidade nas cidades e não é diferente em nosso município. São crimes praticados das mais variadas formas e que impactam no dia a dia de toda a sociedade, em especial aqueles que trazem consequências que atingem um grande número de pessoas, onde muitas famílias temem pela segurança, em especial das crianças que ficam expostas a este risco que tantos prejuízos vem causando a nossa sociedade. Nesse sentido, propomos a presente propositura, através de um clamor da sociedade por mais segurança e meios para combater a criminalidade e a violência”, disse, na justificativa.

Mesmo sancionada, a lei só vai entrar em vigor no primeiro dia do exercício seguinte ao de sua publicação, ou seja, em 2022.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.