Nova expansão do ensino integral inclui escolas de Rio Claro e Ipeúna

A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo anunciou na semana passada a expansão do Programa de Ensino Integral (PEI). Nesta fase, escolas de duas cidades da Região Metropolitana de Piracicaba (RPM), Rio Claro e Ipeúna, ambas pertencentes à Diretoria de Ensino (DE) de Limeira, foram incluídas.

Ao Diário de Justiça, o Estado informou que uma unidade de cada município foi incluída no programa. Em Ipeúna, a escola que passa a fazer parte do PEI é a Professor Marcelo de Mesquita, enquanto que em Rio Claro é a escola Professor Michel Antonio Alem.

Ao todo, o segundo processo de adesão deste ano validou 171 escolas no Estado, em 103 municípios, dos quais 31 vão integrar o PEI pela primeira vez. Este grupo se soma às 781 unidades anunciadas no mês de julho. Atualmente, são 448 mil estudantes atendidos em 1.077 escolas de 308 cidades, de todas as 91 Diretorias de Ensino.

Em julho, as unidades da DE de Limeira incluídas no programa foram:

-Castello Branco (Limeira)
-Irmã Maria de Santo Inocêncio Lima (Limeira)
-Irmã Maria Gertrudes Cardoso Rebello (Limeira)
-Professora Ruth Ramos Cappi (Limeira)
-Professor Armando Falcone (Artur Nogueira)
-Coronel Joaquim Salles (Rio Claro)
-Professor Jose Apparecido Munhoz (Artur Nogueira)
-Doutor Paulo de Almeida Nogueira (Cosmópolis)

De acordo com o Estado, o PEI foi criado em 2012 para potencializar a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um modelo de gestão. “Primeiramente, são trabalhadas práticas pedagógicas, como tutoria, nivelamento, protagonismo juvenil com clubes juvenis e líderes de turma, além de componentes curriculares específicos, como orientação de estudos e práticas experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu projeto de vida. Em seguida, há o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada”, informou.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.