TAC firmado com Gaema prevê melhorias estruturais no zoológico de Piracicaba

A adoção de providências para a melhoria das condições estruturais no Zoológico Municipal de Piracicaba é um dos objetivos de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pela prefeitura do município com o Núcleo PCJ-Piracicaba do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema). O acordo foi firmado após ficar acertada a transferência de um exemplar de urso-de-óculos, que vive no espaço e será levado a um santuário mantido por uma ONG, com melhores condições para abrigá-lo. A intenção do TAC é garantir maior bem-estar aos animais que permanecerão no zoológico, seguindo recomendações técnicas.

Entre as melhorias previstas estão a reforma das áreas de cambiamento, com retirada das partes com corrosão e vedação da toca dos felinos, adequação do recinto dos tigres, jabutis, da iguana e do serpentário, de forma que cumpram a finalidade de educação ambiental; e aumento na segurança do chamado “Recinto Pantanal”, de forma a eliminar o risco de queda e lesões no espelho d’água localizado no centro do espaço.

Além disso, estão sendo adotadas pela equipe técnica do zoológico diversas medidas para a melhoria do manejo dos animais, uma vez que se pretende a obtenção do selo de bem-estar animal.

Segundo a promotora Alexandra Facciolli Martins, que assina o TAC em nome do Gaema, espera-se que, com essas medidas, sejam em breve verificadas melhores condições nas estruturas, nos equipamentos, no bem-estar e na segurança dos animais, assim como nos procedimentos realizados pelo zoológico.

Foto: Prefeitura de Piracicaba

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.