Limeira tem 2,3 mil árvores com problemas e que precisam ser substituídas

Das cerca de 76 mil árvores que existem em Limeira, cerca de 2,3 mil apresentam algum problema e deverão ser substituídas. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (05/10) em reunião da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara de Limeira que discutiu, de forma extraordinária, a poda de árvores e a fiação elétrica na cidade.

Segundo a Lei de Arborização de Limeira (Lei 5.999/2018), tanto a poda como a supressão da vegetação de porte arbóreo, excluídas as localizadas em áreas de preservação permanente, em propriedade pública ou privada, somente são permitidas com autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura. E apenas equipes autorizadas pela Prefeitura podem fazer a remoção e poda de árvores.

Caso o morador tenha a necessidade de se fazer uma poda de árvore, deve realizar o pedido por meio do Serviço 156. O chamado pode ser feito por telefone, pelo site ou por aplicativo de celular. A Prefeitura pode aprovar ou não a poda, ou solicitar que o serviço seja feito pela concessionária de energia elétrica, a Elektro, se envolver a fiação elétrica.

O diretor da Elektro, Eduardo Zornoff, defendeu a convivência harmoniosa entre a rede elétrica e a arborização, apesar de reconhecer as dificuldades. Segundo ele, tanto a concessionária quanto as secretarias têm atuado para resolver problemas de conflito de árvores com a rede elétrica, quando necessário. 

Somente neste ano, foram realizadas 6.840 podas, conforme o secretário de Obras, Dagoberto Guidi. A Prefeitura possui três equipes diárias e uma de remoção. Já a Elektro tem duas equipes preventivas para atuar diariamente na cidade.

Um problema levantado pelo vereador Helder do Táxi (MDB) é a falta de recolhimento de galhos após a poda. De acordo com Zornoff, o problema se deve ao número reduzido de equipes e a necessidade de a empresa atender muitas ocorrências emergenciais. Ele reconheceu uma falta de comunicação entre as equipes de poda e de recolha.

Dagoberto apresentou sugestões para a Elektro, com o intuito de diminuir a necessidade de poda de árvores. Ele pediu para a empresa investir mais e ampliar a transformação da rede aérea convencional em redes áreas protegidas (condutores trançados) e redes isoladas (subterrâneas) de distribuição de energia, o que evitaria a necessidade de poda e as quedas de energia.

Já o vereador Ceará sugeriu uma fiscalização mais efetiva da concessionária para resolver o problema de fios soltos. Segundo Zornoff, há um grupo formado pela Prefeitura, Elektro e empresas que compartilham os postes e as redes para gerenciar o uso da fiação e, quando necessário, a Elektro, responsável por esse sistema, notifica alguma ação irregular dessas empresas.

Além de Helder, Ceara e Waguinho da Santa Luzia, participaram do encontro os secretários Simone Zambuzi (Meio Ambiente e Agricultura) e Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos), e pelos representantes da Elektro Eduardo Zornoff (diretor institucional) e Ricardo Fioravante (supervisor), além dos vereadores Constância Félix (PDT) e Marco Xavier (Cidadania).

Foto: Prefeitura de Limeira/Arquivo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.