Limeira suspende grupamento ciclístico da GCM durante a pandemia

A Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil de Limeira suspendeu, provisoriamente, a atuação do Grupamento Ciclístico da Guarda Civil Municipal (GCM), que atuava principalmente no Centro. A medida, conforme a pasta, ocorreu devido à pandemia provocada pelo coronavírus.

A informação da suspensão consta em resposta do secretário da pasta, Wagner Marchi, em requerimento ao vereador Hélder do Táxi (MDB). No final de abril, o parlamentar questionou o Executivo sobre a ausência do Pelotão Ciclístico nas ruas. “Comerciantes e munícipes que trafegam pela região central sentem falta deste serviço, a presença do agrupamento ciclístico trazia segurança a todos e inibia os meliantes de cometeram furtos”, citou no documento.

De acordo com Marchi, o pelotão está parado momentaneamente por conta da pandemia. “A GCM dispõe do Grupo de Patrulhamento Ciclístico, porém, de acordo com as especificidades atravessadas no período da pandemia, tanto quanto a diminuição no número de comércios abertos, consecutivamente gerando atenção necessária para outros atendimentos, como por exemplo, fiscalização, combate às aglomerações e eventos clandestinos. Neste período entende-se que é necessário que o grupamento ciclístico atue em conjunto de outras equipes, sendo realocados temporariamente em viaturas, que fazem o patrulhamento preventivo em locais onde haja demanda”, respondeu Marchi.

O secretário reforçou ainda que a suspensão é temporária e que, com as restrições que do Plano São Paulo, “torna-se muito mais eficiente e seguro inclusive para os agentes, que estejam alocados em viaturas neste momento, pois os agentes ficam menos expostos à contato físico.”, finalizou.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.