Justiça de Limeira manda excluir enquetes ilegais pelo Facebook

O juiz eleitoral Rudi Hiroshi Shinen determinou, em decisão liminar expedida no final da tarde de ontem, a remoção de enquetes promovidas em dois perfis no Facebook relacionadas ao segundo turno em Limeira. A medida atende pedido feito pelo candidato a reeleição, Mario Botion (PSD).

A representação cita publicações em páginas mantidas por Diego Ribeiro de Lima e Anderson José da Silva.

Ambos teriam desrespeitado a legislação ao divulgarem resultado de enquetes nas páginas do Facebook dos grupos que pertencem, procurando beneficiar a candidatura de Murilo Félix (Podemos), outro concorrente na disputa.

Em seu despacho, o juiz entendeu que ficou demonstrado que os representados veiculavam no Facebook enquetes relacionadas à campanha eleitoral em andamento.

A conduta é vedada pela legislação eleitoral, conforme o artigo 33, § 5º, da Lei 9.504/97, artigo 23 da Resolução TSE n.º 23.600/2019 e artigo 4º, da Resolução TSE n.º 23.624/2020.

Para estas eleições, a proibição de realização de enquetes eleitorais está em vigor desde 27 de setembro.

A decisão determinou que os dois eleitores façam a remoção do conteúdo e se abstenham de novas inserções sobre o mesmo assunto até o fim da eleição, sob pena de multa diária de R$ 2 mil.

Ambos terão dois dias para apresentarem contestação. O Facebook também será oficiado para remover o link de sua plataforma no prazo de 12 horas.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.