Iracemápolis cria canal para revisar valores incomuns na tarifa de água; Câmara estuda CPI

A Prefeitura de Iracemápolis anunciou, nesta semana, a criação de um canal de atendimento para efetuar a revisão dos valores considerados fora do comum na tarifa de água referentes aos meses de outubro e novembro. O assunto já chegou a Câmara Municipal, que deve votar, na próxima segunda-feira (13/11), requerimento para instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar irregularidades na emissão de boletos.

No mês passado, a Prefeitura pediu e obteve dos vereadores aprovação de uma lei que permitiu a prorrogação do prazo de pagamento da tarifa de setembro, sem cobrança de juros, desde que acertada até 31 de outubro. Para ter direito à prorrogação, o cidadão precisou apresentar um termo de que a fatura não foi entregue.

Junto com o projeto, os vereadores de Iracemápolis receberam um comunicado do coordenador do Controle Interno no qual relata ao Executivo o excesso de reclamações sobre a falta de emissão de boletos da cobrança de água.

Foi esta situação que motivou o pedido de prorrogação do Executivo. O problema foi decorrente de uma mudança de sistema no setor e houve a indicação para abertura de um processo administrativo para coletar justificativas tanto do Departamento de Água quanto pelas empresas prestadoras de serviços.

O pedido de CPI foi protocolado em 27 de outubro pelos vereadores Jean Ferreira (Cidadania), Claudinho Cosenza (PSDB), William Mantz (Podemos), Valdenito Gonçalves de Almeida (PDT), Lai da Padaria (PSD) e Payuka da Música (PV). “Não deixamos de observar que está demostrado e comprovado documentalmente que houve falha na prestação do serviço público de leitura, emissão e entrega dos boletos referentes à tarifa de água e esgoto, referente ao período de setembro de 2023. Portanto, é nosso dever apurar e identificar com precisão quem são os responsáveis”, citam, na justificativa. Segundo Jean, um dos autores do pedido, o requerimento deve ser votado, em plenário, na próxima sessão ordinária.

Sobre o novo canal de atendimento, o Executivo de Iracemápolis pede a quem identificou alguma inconformidade para procurar o setor de Protocolo e solicitar a revisão do valor. É necessário estar munido dos seguintes documentos para fazer a solicitação: RG, CPF, contas referentes aos meses de outubro e novembro de 2023, comprovante de pagamento (se houver) e atualização do telefone (se houver).

O setor de Protocolo atende na rua Duque de Caxias, 520, das 9h às 15h30 (prédio ao lado do Poupatempo).

Foto: Diário de Justiça

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.