Iracemápolis alinha protocolo de segurança escolar; projeto também quer detector de metal

A prefeita de Iracemápolis, Nelita Michel, e a diretora do Departamento de Educação, Vilcéia Salvino, se reuniram nesta segunda-feira (10/04) com as diretoras de escolas e creches municipais para alinhar protocolos que serão adotados para ampliar a segurança dos alunos e servidores municipais. Na Câmara, os vereadores também se movimentam e projeto prevê, além do botão do pânico, a instalação de detector de metal.

A reunião contou com o delegado de polícia Rodrigo Rodrigues, cabo PM Delfino, representando o sargento Nadotti, da comandante da Guarda Civil Municipal, Simone Rizzo e dos membros do Conseg, Marcelo e Edilson Mello. O presidente da Câmara Municipal, Valdenito Gonçalves de Almeida, representou os vereadores.

De imediato, as rondas serão intensificadas pela PM e Guarda Municipal. O comando da GCM e a pasta de Educação promoverão reuniões nas escolas para passar protocolos aos responsáveis dos alunos. Além disso, serão adotadas medidas de segurança estruturais, já em fase de elaboração.

O delegado Rodrigo solicitou que, neste momento, é muito importante não propagar mensagens que gerem pânico. Já o cabo Delfino alertou que, ao perceber qualquer movimentação estranha próximo às escolas, a pessoa deve ligar no 190 ou no 3456-3965 (Guarda).

Ações na Câmara

Na Câmara Municipal, o projeto apresentado inicialmente pelo vereador William Mantz (Podemos) para instalação de botão de pânico em todas as escolas da rede pública e privada da cidade foi substituído por um novo, mais amplo, que leva também a assinatura do vereador Ralf Silva (PL).

Além do botão do pânico, o novo projeto prevê a instalação de detector de metal em todas as unidades de ensino de Iracemápolis. “O crescente número de massacres e atos de violência em escolas tem causado preocupação e insegurança em toda a sociedade. É fundamental que sejam adotadas medidas para prevenir e combater essas situações de risco, garantindo a segurança de todos os alunos, professores e funcionários”, justificam os parlamentares.

Na sessão desta segunda-feira (10/04), os vereadores aprovaram duas moções de apelo assinadas por todos os parlamentares. Uma, endereçada à prefeita Nelita Michel, pede o reforço da segurança no entorno das escolas públicas e, a outra, tem como destinatário o governador Tarcísio Freitas (Republicanos), para que faça o mesmo em relação às unidades estaduais.

Foto: Prefeitura de Iracemápolis

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.