Iluminadas: vitrine para o brasileiro Wagner Moura

Por Farid Zaine
@farid.cultura

Um encontro importante no mundo do cinema e do streaming aconteceu para a produção da série “Iluminadas” (Shining Girls): a atriz Elizabeth Moss, em alta pelo sucesso mundial de “O Conto da Aia” (The Handmaid´s Tale) com o ator brasileiro Wagner Moura. Moss tem estado em evidência tanto na série quanto em filmes. Moura, de carreira brilhante na TV brasileira e em nosso cinema, também começou há algum tempo a alcançar sucesso no cinema americano e em produções internacionais para plataformas de streaming. É um orgulho ver um ator do cinema nacional brilhando no mundo todo, ainda mais quando se trata de um grande talento como é o de Wagner Moura.

Em “Iluminadas”, temos Moura interpretando  o jornalista brasileiro Dan Velazquez, incumbido de investigar um crime. Na redação do jornal ele  encontra Kirby (Elizabeth Moss), uma arquivista de estranho comportamento, porque ela nunca sabe se é real ou imaginação o momento que está vivendo, se as memórias são suas ou de outras pessos.

Não demora a Velazquez, com a ajuda de Kirby, chegar à conclusão, conduzida por ela, de que estão diante de um caso de um serial killer. Kirby é uma sobrevivente desse criminoso, então ela usa tudo o que aconteceu com ela para descobrir histórias semelhantes de mulheres que não tiveram sua sorte de permanecerem vivas.

Elizabeth Moss tem uma expressão facial muito forte, e ela é capaz de transitar por momentos de alta tensão , outros de dúvida e angústia e até de leveza, sem perder a personagem. Wagner Moura, por sua vez, não fica atrás. Ator de reconhecidos dotes para o teatro e o cinema, ele também segura sua personagem, um jornalista obstinado, mas cheio de problemas particulares, que incluem a dedicação ao filho adolescente e a lidar com seus problemas com o álcool e as drogas.

O suspense em “Iluminadas” é crescente, graças também ao trabalho de Jamie Bell, como o soturno  Harper, sobre quem pairam todas as evidências de que seja o serial killer. Mas os dois, Dan e Kirby, estão na luta para capturá-lo. A plateia, então, acompanha o psicopata em seus movimentos, enquanto ninguém sabe quem é ele na verdade.

A série está com 5 episódios disponíveis na Apple+, com mais três a serem lançados toda sexta-feira. Quem se amarra em maratonar tudo de uma vez, não curte muito essa espera de uma semana para ver o próximo episódio.

Para apreciar a carreira de Elizabeth Moss no cinema é importante ver o intrigante “O Homem Invisível”, de 2020, onde ela faz uma mulher aterrorizada pelo ex-namorado, um cientista “do mal”. Já Wagner Moura pode ter a carreira acompanhada por muitos de seus sucessos, como o já clássico “Tropa de Elite”, o recente “Marighela”, dirigido por ele, e ainda o belo e elogiado “Praia do Futuro”, de Karin Aïnouz , todos no cinema brasileiro. Na carreira internacional podemos destacar a ficção científica “Elysium”, com Matt Damon , Jodie Foster e  a brasileira Alice Braga, e a série da Netflix “Narcos”, em que ele interpreta o lendário traficante Pablo Escobar.

Na nova série da Apple+ “Iluminadas”, Wagner Moura tem ótima chance de apresentar seu talento para um público muito maior, na companhia de uma atriz consagrada e com grande visibilidade no mundo todo. Moss tem atualmente tanto prestígio que dirigiu dois episódios de “Iluminadas”. Já Moura conseguiu que sua personagem, que no livro que originou a série era um porto-riquenho, fosse um brasileiro. Ponto para ele. E para quem não se lembra do agora adulto Jamie Bell, o que faz Harper, assassino frio e calculista, ele foi o garoto do sucesso “Billy Elliot”, no ano de 2000.

Iluminadas: Série com 5 episódios disponíveis na Apple+ e com episódios lançados às sextas-feiras. Com Elizabeth Moss, Wagner Moura e Jamie Bell.

Cotação: **** MUITO BOM

Assista o trailer:

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.