Golpe virtual… E os seus dados?

por Vinícius de Sordi Vilela

Cada vez mais os ciberataques vêm se aprimorando, por meio de uma maior sofisticação das técnicas de engenharia social, fazendo com que um maior número de pessoas sejam vítimas.

Os ciberataques, ou ataques cibernéticos, corresponde a qualquer tentativa de expor, alterar, desativar, destruir, roubar, obter acesso não autorizado ou fazer uso de dados não autorizado, a um dispositivo, gerando prejuízos às vítimas.

Estas técnicas de engenharia social correspondem à verdadeiras “armadilhas” empregadas por criminosos virtuais para fazer com que as vítimas, desavisadas e desconhecedoras de tais técnicas, disponibilizem seus dados pessoais, informações confidenciais, clicando em links para sites infectados, ou por meio da instalação de malware em seus dispositivos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa americana de software Netskope, disponibilizada hoje, 17/05/2022, nos últimos 12 meses houve um aumento expressivo de 450% nos ataques de phishing. Os resultados fazem parte da última edição do Netskope Cloud and Threat Report: Global Cloud and Malware Trends, que analisa os downloads de malware da Nuvem e da web ao longo do último ano.

Justifica-se o aumento destes crimes virtuais, igualmente, o fato de a vida financeira das pessoas, atualmente, estar concentrada nos aparelhos celulares, tais como dados bancários, informações de cartões de crédito, documentos pessoais, fazendo com que organizações criminosas migrem para tal segmento também.

Segundo o levantamento realizado pela empresa americana Arkose Labs – Fraud & Abuse Report, empresa norte-americana especializada em segurança da informação, o Brasil está entre os cinco países com maior número de fraudes digitais.

E você, já foi vítima de um golpe virtual? Sabe os cuidados que deve ter?

Vinícius De Sordi Vilela é advogado no escritório Ubirajara Gomes de Mello Advogados Associados, mestre em Direito e professor universitário.

Os artigos assinados representam a opinião do(a) autor(a) e não o pensamento do DJ, que pode deles discordar

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.