Escolas do Bolsa Creche em Limeira cobram reajuste de 10% e pedem auxílio a vereadores

Após acompanhar de perto as cobranças dos professores eventuais em relação ao pagamento do 13º salário, a Comissão de Educação da Câmara de Limeira recebeu uma nova demanda nesta quarta-feira (10/11). Agora, representantes das escolas que fazem parte do programa Bolsa Creche é que cobram a Prefeitura sobre a falta de reajuste nos valores pagos pelo atendimento dos alunos.

A Secretaria Municipal de Educação informou às escolas que não haverá reajuste na renovação do contrato para 2022, somente ampliação de vagas. Aos vereadores Elias Barbosa (PSC), Constância Félix (PDT) e Terezinha da Santa Casa (PL), eles demonstraram preocupação de não conseguirem manter a qualidade do atendimento sem o reequilíbrio dos valores, já que a inflação está atingindo principalmente os gêneros alimentícios.

“Estamos pedindo um reajuste de 10%, que está inclusive abaixo da inflação do período, não estamos pedindo nenhum valor absurdo, o que queremos é reconhecimento e valorização justa do programa para darmos continuidade no atendimento”, declararam, segundo nota da Câmara.

Hoje, Limeira tem 2 mil vagas pelo programa Bolsa Creche, distribuídas em  27 escolas, o que corresponde a 25% das vagas ofertadas pela Prefeitura. Os representantes informaram que o valor pago pelo Executivo por aluno é de R$ 611. “São cerca de R$ 27,70, por dia, para custear quatro refeições, banho, material escolar, uniforme e demais custos para a realização do atendimento”, explicam. Segundo eles, o reajuste do valor não tem ocorrido todos os anos e as escolas absorvem as despesas.

Outra demanda foi com relação às novas matrículas. Eles informaram que as escolas que participam do programa atendem alunos do berçário (B1 e B2) e maternal (M1 e M2) e que anualmente os alunos do M2 deixam as creches para serem atendidos pelas escolas municipais – da mesma forma, novos alunos são matriculados para serem atendidos no B1.

Segundo os representantes, em todos os anos as novas matrículas aconteciam em janeiro, mas para 2022 foram informados que elas serão realizadas em fevereiro. Para eles, essa alteração será prejudicial, pois as escolas precisam manter financeiramente a estrutura física e profissional para o atendimento dos alunos, sem receber por isso.

Elias, presidente da comissão, vai viabilizar uma reunião entre os representantes e o prefeito Mario Botion.

Foto: Câmara de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.