Cordeirópolis ganhará radares e lombada eletrônica educativa nos próximos meses

Nos próximos meses, motoristas de Cordeirópolis deverão se habituar a medidas que visam inibir o excesso de velocidade nas ruas. Uma empresa já venceu a licitação e, agora, os locais que receberão radares estão em fase de análise. Na Câmara, vereadores fazem sugestões de trechos que podem receber o monitoramento.

Além dos radares, lombadas eletrônicas educativas e controle de tráfego de caminhões pesados serão implementados. A princípio, estas lombadas eletrônicas não vão aplicar multas e terão caráter de orientação aos motoristas. Em seguida, estudos serão feitos sobre a necessidade ou não de penalizar quem desrespeitar o limite de velocidade estipulado.

A expectativa de funcionamento dos equipamentos é em torno de 90 dias, segundo a Prefeitura de Cordeirópolis. Além dos locais, os limites de velocidade nas vias estão em fase de estudos.

Na Câmara Municipal de Cordeirópolis, o DJ identificou pelo menos cinco indicações ao Executivo com sugestões de estudos para implementação de radares – três foram apresentados pelo vereador Paulo Cesar Morais de Oliveira (PL) e outros dois por Sergio Balthazar (PT).

Em dezembro de 2021, Paulo Cesar indicou estudos para radares na Av. Aristeu Marcicano em dois trechos: na altura da EMEIF Maria Nazareth Stocco Lordello e em frente à Escola Estadual Profº Odécio Lucke. Em ambos, alegou se tratar de pedido de moradores, com objetivo de garantir a segurança, também, dos estudantes. Em fevereiro de 2022, o parlamentar sugeriu radar na Av. Presidente Vargas, uma das mais movimentadas da cidade, pelos mesmos motivos.

Por sua vez, Balthazar pediu, em janeiro deste ano, estudo urgente para radar eletrônico ou outro meio para monitorar e frear a velocidade na rua Sete de Setembro, no Centro, acima do Restaurante do Minatel. O documento foi enviado ao prefeito José Adinan Ortolan, ao secretário de Governo, Segurança e Mobilidade Urbana, Dalton Cais, e ao Diretor de Trânsito, Maiko Zorzo. “Condutores de veículos abusam da velocidade. É um trecho muito acessado por idosos e crianças e pessoas atendidas pelo CAPS e já houve diversas situações de quase atropelamento. É necessária intervenção antes que aconteça algo grave na região”, escreveu o parlamentar.

No último dia 17 de maio, Balthazar sugeriu estudos para radar ou semáforo em outro ponto da região central: cruzamento entre as ruas Guilherme Krauter e Sete de Setembro. “Já tivemos acidente e infelizmente muitos condutores de caminhões, de moto e carros não estão respeitando a sinalização semafórica, avançando o vermelho”, apontou.

As indicações dos parlamentares também estão sob análise do Executivo de Cordeirópolis.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.