Cordeirópolis desapropria áreas para criar estrada de acesso a assentamento

A Prefeitura de Cordeirópolis iniciou, por meio de decreto assinado pelo prefeito Adinan Ortolan, a desapropriação de terras na zona rural com o objetivo de criar uma estrada vicinal. Ela levará a denominação COR-70 e servirá de acesso ao Assentamento Esperança, que fica em Araras próximo da divisa das duas cidades.

A proposta é que nova estrada rural tenha 7 metros de largura. O assentamento está implantado ao longo de trecho da COR-60, que corresponde à antiga Estrada de Ferro, na zona norte de Cordeirópolis.

Segundo informações disponibilizadas no perfil “Práticas em Athis – Jardim Esperança” no Facebook, o assentamento Esperança teve início em 2010 junto à linha férrea desativada da Ferrovia Paulista (Fepasa) em Araras, inicialmente com barracos improvisados. A ocupação estendia-se por cerca de 7 km e, com o tempo, para facilitar a regularização fundiária, as moradias ficaram concentradas em extensão de, aproximadamente, 1,5 km.

A área da ocupação, antes pertencente à União, teve a posse emitida pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU) em favor da Prefeitura de Araras em 2019. O local abriga atualmente mais de 50 famílias e o acesso às moradias é feito atualmente a partir da Estrada Municipal Carlos Tomazella (COR-283) por um carreador, que faz divisas com duas propriedades – uma delas pertencente à Usina São João.

Como as áreas que totalizam 4,4 km estão em território cordeiropolense, a Prefeitura considera importante um sistema viário aos moradores do assentamento, com reflexo imediato na mobilidade. locomoção e segurança. O Executivo vai providenciar a abertura do acesso, com condições de trafegabilidade.

O Decreto 6.548, de 7 de julho deste ano, decretou as duas áreas de utilidade pública, em caráter de urgência. Quando as faixas de terra forem efetivadas, elas se transformarão em bens públicos de uso comum e passam a integrar o Sistema de Estradas Municipais de Cordeirópolis.

Foto: Práticas em ATHIS – Jardim Esperança – Araras, SP/Facebook

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.