Cerca de 1,5 mil limeirenses não retornaram para 2ª dose da vacina conta a Covid-19

São cerca de 1,5 mil moradores de Limeira que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19, CoronaVac ou Astrazeneca, mas não retornaram no prazo indicado para a segunda dose. O número foi informado nesta quinta-feira (15) pela Secretaria Municipal da Saúde ao DJ. No caso da CoronaVac, as pessoas ultrapassaram os 20 dias recomendados para o retorno.

A Secretaria ressalta que esse é um número volátil, que muda conforme novas pessoas são vacinadas com a dose de reforço. “Portanto, esses 1,5 mil representam uma situação deste momento [até ontem]”, esclarece.

A Saúde destaca, ainda, que já deu início a uma série de ações para reforçar a necessidade de tomar a segunda dose, como comunicação em massa por meio de releases, campanhas em redes sociais e outras formas de divulgação. Também tem realizado plantões aos sábados para aplicar a segunda dose e disparo de mensagens para esse público para lembrá-los de tomarem a segunda dose.

A Secretaria de Saúde também lembra que não há protocolo definido com prazo limite para tomar a segunda dose, o que significa que, mesmo para quem já passou dos 28 dias para receber a segunda dose da CoronaVac ou das 12 semanas, da vacina AstraZeneca, deve procurar o posto de saúde para receber a dose de reforço imediatamente.

O diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, observa que o poder público tem responsabilidade em oferecer a segunda dose, mas também é responsabilidade do munícipe em procurar as unidades para tomar o reforço. “Tomar a segunda dose e ficar em dia com a vacinação contra a Covid-19 é um ato de cidadania e colaboração com a saúde pública e de bloqueio contra a transmissão”, afirma.

Amanhã tem plantão para a segunda dose da vacina

Neste sábado (17), um novo plantão será realizado para aplicar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 nos idosos que estão no prazo para recebê-la – a medida vale tanto para a CoronaVac como para a vacina AstraZeneca. Eles devem comparecer no drive-thru do Estádio Major José Levy Sobrinho (Limeirão), das 8h às 13h. É obrigatório apresentar o comprovante de vacinação da primeira dose.

O intuito do plantão é reforçar a necessidade de tomar a dose de reforço da vacina, que é imprescindível para que o munícipe seja completamente imunizado. Segundo a pasta, ao tomarem a primeira dose, os idosos são avisados quando devem tomar a segunda – a informação também consta no comprovante de vacinação que recebem.

Além do plantão no sábado, a secretaria ressalta que todos os seis pontos de vacinação aplicam ambas as doses, de segunda a sexta-feira. São eles as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Dores 1, Planalto, Aeroporto, Hipólito 1 e Nova Europa e do drive-thru do Limeirão.

Serviço:
Plantão para aplicação da segunda dose contra a Covid-19 (CoronaVac e AstraZeneca)

Quando: sábado, 17 de abril, das 8h às 13h
Onde: Estádio Major José Levy Sobrinho – Rua Dr. Belmiro Fanelli (em frente à bilheteria)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.