Casos de estupros aumentam 36% em Limeira no primeiro bimestre

Dados estatísticos sobre a criminalidade disponibilizados neste mês pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, a SSP, revelam um cenário preocupante em Limeira. No primeiro bimestre de 2021, os registros de ocorrências de estupros aumentaram 36% na cidade em comparação com o mesmo período do ano passado. Do total de casos neste ano, 72% tinham como vítimas menores de 14 anos, consideradas vulneráveis pela legislação.

O crime de estupro está previsto no artigo 213 do Código Penal, com a seguinte redação:

“Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso:

Pena – reclusão, de 6 a 10 anos”

Quando o crime é praticado contra menores, a punição também é maior, conforme o artigo 217-A, também do Código Penal:

”Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos:

Pena – reclusão, de 8 a 15 anos”

Neste ano, nos meses de janeiro e fevereiro foram registrados 18 casos de estupros (14 em janeiro e 4 em fevereiro) em Limeira. Do total, 13 foram contra vítimas que tinham menos de 14 anos (10 em janeiro e 3 em fevereiro).

No ano anterior o cenário era outro. No primeiro bimestre foram 11 ocorrências da mesma natureza (4 em janeiro e 7 e fevereiro), sendo 6 contra vulneráveis (2 em janeiro e 4 em fevereiro).

HOMICÍDIOS DOLOSOS
O homicídio doloso, quando há intenção, também teve aumento no número de casos no primeiro bimestre deste ano em Limeira. Conforme a SSP, foram registrados dois crimes dessa natureza (um em cada mês), contra uma ocorrência no mesmo período do ano passado.

O cenário em Limeira acompanha o retrato do que ocorreu no Estado no mês passado. De acordo com a pasta, em fevereiro os homicídios dolosos ou intencionais aumentaram 8,1% no em comparação ao mesmo período do ano passado, subindo de 210 para 227 ocorrências. Já o número de vítimas desse tipo de crime [uma mesma ocorrência pode terminar com mais de uma vítima] subiu 9,6% na mesma comparação, passando de 218 vítimas para 239.

Os casos de estupro também aumentaram no Estado. O indicador subiu 11,1% em relação ao de fevereiro do ano passado, com um total de 983 notificações, ante 885 registradas em 2020. (Com informações Agência Brasil)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.