Cães encontrados nas ruas de Limeira recebem roupinhas de frio

As equipes de abordagem social do Centro de Promoção Social (Ceprosom) também têm parado cães de rua, os que são possíveis, para colocar roupinhas de frio. O trabalho conta com a ajuda do vereador Betinho Neves (PV), atuante neste trabalho há muitos anos.

Um dos animais, que estava acompanhado do tutor em situação de rua, foi também para o Centro de Acolhida, na baixada da região central, onde foram colocadas casinhas para os animais. As casinhas e as roupinhas foram doadas ao Fundo Social de Solidariedade.

Betinho reforça que as abordagens voltam a acontecer nesta quinta-feira (29) após às 18h. O Centro de Acolhida ainda tem vagas e, por isso, ainda não foi necessário utilizar o Ginásio de Esportes do Jardim Santo André, que está de contingência.

Quem identificar pessoas que precisam de acolhimento, deve ligar à Defesa Civil, no 199, ou Guarda Civil Municipal (GCM), no 153.

Como proteger os animais do frio

A diretora de Proteção e Bem-estar Animal da Prefeitura de Limeira, Josiane Silvestrini, deu orientações sobre a proteção dos animais neste período de muito frio. De acordo com ela, a tendência é que animais de menor porte sintam mais frio que os maiores, mas a quantidade de pelos e de gordura corporal também interfere. Os cães podem usar roupas, e o tutor também pode oferecer casinha com almofadas e cobertas.

Já os gatos se incomodam com roupas, mas costumam gostar de toquinhas em que eles entrem e se sintam protegidos. “O mais importante é garantir que o animal não fique exposto ao relento sem proteção alguma”, salienta.

Apesar da iniciativa que tem ocorrido em Limeira, o setor alerta que não é indicado colocar roupas em animais errantes, pois existe o risco deles se enroscarem e ficarem presos. O ideal é oferecer uma casinha ou algum tipo de abrigo com almofada ou coberta para os animais de rua.

No Canil Municipal, durante o inverno são colocadas roupas nos cães que aceitam e são oferecidas caminhas e cobertas. No Gatil são disponibilizadas caixas de papelão e cobertas. Além disso, as portas das baias coletivas ficam fechadas para evitar a entrada de correntes de ar mais frias durante a noite.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.