Assinado contrato de 15 anos com a Sancetur para operar transporte público em Limeira

O prefeito Mario Botion assinou no final da tarde desta quinta-feira (5) o contrato entre a Prefeitura de Limeira e a Sancetur, empresa que operará o transporte coletivo no município por 15 anos, podendo ser prorrogado por igual período. O contrato começa a ter vigência neste sábado (7).

Na edição desta sexta-feira (6), o Jornal Oficial do Município tem publicado o decreto que regulamenta a movimentação financeira do contrato com novo modelo de serviço.

Pelo novo modelo, a empresa receberá recursos administrados pela Prefeitura, conforme o número de passageiros transportados.

Todo dinheiro arrecadado com a venda de créditos antecipados pelo Sistema de Bilhetagem Eletrônica deverá ser depositado pela diariamente pela concessionária em conta específica a ser monitorada pela Secretaria de Mobilidade Urbana. De acordo com o decreto, havendo superávit de arrecadação, a receita deverá ser revertida para o próprio Sistema de Mobilidade Urbana, o que está previsto na Lei Complementar Municipal nº 860/2020.

Se houver déficit de arrecadação, em razão dos benefícios concedidos aos usuários (gratuidades ou descontos previstos em Lei), o pagamento das tarifas de remuneração, “correrão por conta da dotação orçamentária própria”, diz o documento.

Na semana passada, foi anunciado o aumento da nova tarifa de ônibus, que passará a vigorar neste sábado. Ela passou de R$ 4,50 para R$ 5,10. A tarifa estudante/professor tem um valor de R$ 2,55. Idosos a partir de 60 anos podem utilizar o ônibus de forma gratuita, conforme legislações municipal e federal.

Frota de 124 ônibus e construção de abrigos

A Sancetur disponibilizará frota de 124 ônibus. Os veículos manter em funcionamento wi-fi, ar condicionado e adaptação para deficientes. A frota tem 7 vans que atendem cadeirantes num modelo conhecido como porta a porta.

A empresa que operará o transporte terá de instalar 750 abrigos durante os 15 anos contratuais – o que dará uma média de 50 abrigos por ano. A Sancetur será responsável pela manutenção e conservação, inclusive dos abrigos já existentes, e também do Terminal Urbano.

A empresa disponibiliza um aplicativo para o passageiro obter todas as informações em tempo real do serviço, inclusive com dados que indicam desvios de tráfego. O aplicativo é SOU Limeira. Serviços de ouvidoria para queixas e sugestões terão três canais: o 156 da Prefeitura, o da empresa e um terceiro físico no Terminal Urbano.

Linhas serão alteradas e criadas para melhorias do serviço (veja quadro). Nesse caso, de acordo com a Prefeitura, as mudanças serão gradativas e terão de ser executadas em 180 dias.

Reorganização do itinerário de linhas
400 – Palmeira Real/Terminal
15- Terminal/Unip
105- Unip/Nossa Senhora das Dores
6- Campo Novo/Nossa Senhora das Dores
115 – Boa Esperança/Terminal
8-B Atacadão/Terminal
1 Campo Verde/Atacadão
118 Lagoa Nova/Terminal
103 Odécio Degan/Parque Hipólito (via Santa Casa)
107 Odécio Degan/Atacadão
114 Lagoa Nova/Atacadão
12 Santa Eulália/Nossa Senhora das Dores
13- Bartolomeu Grotta/Geada

Novas linhas
Vila Anita/Residencial Marajoará
Terminal/Primavera
SP-151 (Colina do Engenho)
Nova linha rural

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