Alunos da escola Professor William Silva farão simulação de Tribunal do Júri

Como parte da disciplina ‘Eletiva’, que é obrigatória no currículo das escolas estaduais em São Paulo, alunos com idades entre 11 e 12 anos dos sextos e sétimos anos da escola Professor William Silva, no Parque Novo Mundo, em Limeira, desenvolveram o projeto “Direito e Justiça em Ação”, que é coordenado pela professora Ana Paula Xavier. O resultado de tudo o que foi trabalhado no primeiro semestre será exposto à comunidade na próxima sexta-feira (24), quando os alunos vão simular um Tribunal do Júri.

Sob supervisão da diretora Ana Paula Nunes Lopes da Silva e com a colaboração da professora Érica Tarcília Sanches Vicente, Ana Paula deu início ao projeto a partir da observação dos projetos de vida dos seus alunos. “A construção de ideias e as propostas das eletivas são desenhadas pelos professores a partir dessa observação, para fins de enriquecimento cultural, de aprofundamento ou atualização de conhecimentos. A iniciativa, que é inédita, atendeu a proposta pedagógica da escola e foi validada pelos profissionais da unidade escolar”, descreveu.

O projeto “Direito e Justiça em Ação”, como explicou a professora, permitiu aos alunos oportunidades reais de contato com profissionais da área do Direito, que visitaram as salas de aulas, descreveram como são suas rotinas diárias e história de vida. Todo esse processo com objetivos definidos: “Mostrar aos alunos que sonhos são possíveis – profissionais que nos visitaram reforçaram muito essa fala, pois foram escolhidos com base em suas histórias de vida. Despertar no aluno o desejo de vencer e acreditar em seus projetos. Professor é motivador de sonhos. Trazer clareza aos nossos estudantes que alguns problemas vividos podem ser tratados de forma muito mais simples do que imaginam, envolvendo processos por vezes simplificados”, completou.

Entre os profissionais que estiveram na escola e conversaram com os alunos estão o sargento Alessandro e a cabo Adriana (lotados na 1ª Cia. da PM) e os advogados Márcio Fernandes Silva (presidente da OAB em Limeira), Carolina Pontes, Evandro Chinellato e Jhony Pazoti Pereira. “A gestão é incentivadora. Durante o desenvolvimento das atividades, convidamos algumas personalidades, que aceitaram prontamente a ideia e o projeto tomou proporções maiores. Nosso agradecimento ao presidente da OAB, Dr. Márcio, que mobilizou uma equipe para nos apoiar durante o desenvolvimento das atividades e também ao 36º Batalhão da Polícia Militar de Limeira, representado pelo capitão Herlon, que mobilizou uma equipe para roda de conversa com nossos estudantes”, citou Ana.

O JÚRI

O resultado do trabalho poderá ser assistido por toda a comunidade a partir das 10h de sexta-feira (24), quando os alunos realizarão uma simulação do Tribunal do Júri que irá analisar o crime de ‘homicídio qualificado’. A ideia de organizar a audiência foi sugerida pelo advogado Evandro Chinellato, que também auxiliou nos ensaios juntamente com professora e os alunos. “O júri simulado é para que os estudantes percebam a importância de cada profissional envolvido”, mencionou a professora.

Diretamente, 38 alunos estão envolvidos na eletiva “Direito e Justiça em Ação”. “Porém, eles têm feito uma mobilização positiva que envolve indiretamente todos os estudantes do período, ou seja, 492 alunos”, informou Ana.

No dia do simulado, outras participações especiais estão previstas. Profissionais gravaram vídeos e as mensagens serão transmitidas num telão aos alunos. Entre eles estão o juiz Luiz Augusto Barrichello Neto (Comarca de Piracicaba), o promotor Ivan Carneiro Castanheiro (Gaema), o delegado Alan Barcelos de Azevedo (DDM Limeira) e a advogada e professora Yádia Machado Sallum.

A escola Professor William Silva fica na Rua Dário Roland, 234, Parque Novo Mundo.

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.