Vereadores fiscalizam atendimento pediátrico 24h no SUS de Limeira

Os vereadores Mariana Calsa (PL) e Everton Ferreira (PSD) percorreram, na quarta-feira (16), as três unidades de saúde da rede municipal que oferecem atendimento pediátrico 24 horas. O objetivo, de acordo com os vereadores, foi ampliar o diálogo com os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e verificar se os serviços oferecidos à população estão de acordo com os contratos da Secretaria Municipal de Saúde.

Para Mariana Calsa, é importante ouvir pais, mães e responsáveis após a descentralização do serviço. “Há mais de um mês, o atendimento foi ampliado em três bairros diferentes. O nosso mandato quer ouvir principalmente as mamães sobre o tempo de espera, as consultas e os encaminhamentos dos filhos”, ressaltou a parlamentar.

A primeira visita aconteceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Abílio Pedro. Os vereadores constataram que 30% das crianças atendidas no local nos primeiros 10 dias de fevereiro foram levadas pelas famílias entre 19h e 7h. Em seguida, Mariana e Everton foram até o Pronto Atendimento do Jardim Aeroporto. Apesar do ritmo normal da pediatria, houve a constatação de atraso de um dos plantonistas do quadro de clínicos gerais. “Só percebemos o atraso de um médico que demorou 30 minutos até chegar no plantão e nós reportamos imediatamente ao secretário de saúde Vitor Santos para que esse tipo de eventualidade não aconteça mais”, afirmou o vereador.

O último ponto fiscalizado foi o Pronto Atendimento do Parque Hipólito, onde não houve queixa. Segundo Everton Ferreira, nas últimas semanas as famílias estão se acostumando com os atendimentos mais próximos às suas casas. “Nos três lugares tem demanda. Aos poucos, o povo de forma regionalizada está procurando as unidades no período noturno. Não percebi reclamação sobre atendimento, pelo contrário as pessoas até elogiaram”, destacou o vereador. A opinião também foi compartilhada pela vereadora. “Uma das nossas funções é fiscalizar e vamos continuar acompanhando diariamente o acolhimento das crianças da nossa cidade”, concluiu Mariana Calsa.

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.