Câmara de Limeira divulga nota de apoio à vereadora alvo de ataques transfóbicos e homofóbicos

A Câmara Municipal de Limeira divulgou, na noite desta quinta-feira (17/02), nota pública em apoio à vereadora Isabelly Carvalho (PT), alvo de ataques transfóbicos e homofóbicos nas redes sociais. O caso já está sob investigação da Polícia Civil.

O posicionamento emitido pelo presidente do Legislativo, Sidney Pascotto (PSC), o Lemão da Jeová Rafá, se soma à nota, divulgada ainda na semana passada, pela Procuradoria Especial da Mulher, órgão formado por 5 vereadoras e colegas de Isabelly na Câmara (leia aqui). O PT em Limeira acompanhou Isabelly no registro do boletim de ocorrência. A vereadora também recebeu a solidariedade da correligionária e deputada estadual Marcia Lia.

Os ataques à Isabelly vieram na esteira da apresentação do projeto de lei que quer criar, em Limeira, o Dia Marielle Franco, a ser celebrado em março, na luta contra o genocídio e a violência à mulher negra (leia aqui).

Leia a íntegra do posicionamento da Câmara:

“O exercício do mandato parlamentar está sujeito a críticas, porquanto os cidadãos e as cidadãs têm esse direito, que, bem exercido, contribui para o aprimoramento da atividade legislativa e fortalece nossa democracia.

Todavia, não pode haver, nem pode ser tolerada, qualquer extrapolação que configure violência, preconceito ou ofensa ao parlamentar, notadamente em face de discurso de ódio, estando, quem assim se portar, sujeito aos rigores da lei.

Nesse sentido, alguns comentários havidos nas redes sociais e dirigidos à vereadora Isabelly não se limitaram a críticas – sempre bem-vindas – a uma ou outra propositura de sua autoria, mas elevaram-se para as ofensas, e de forma preconceituosa, pois atacaram sua pessoa, desrespeitando sua condição de mulher como fora eleita e acolhida na Câmara Municipal, legítima representante do povo, por força da decisão soberana das urnas, tal como e igual a qualquer um dos demais parlamentares, homem ou mulher.

Neste momento, como presidente da Câmara Municipal, e em nome da instituição, cumpre-nos solidarizar com a vereadora Isabelly, prestando nosso incondicional e irrestrito apoio, pois não podemos ser complacentes com quem pratica, sob qualquer modo, atos, gestos ou manifestações de caráter ofensivo e preconceituoso.

Hoje, dirigem-se a essa vereadora trans; amanhã, o preconceito pode se dar contra outro parlamentar por seu credo religioso, ou por ser nordestino, ou negro, por exemplo, e não podemos nos calar em situações como essa; não podemos tolerar; não podemos ser coniventes.

Temos que rechaçá-las em alto e bom som, razão desta nossa manifestação, e a fazemos em nome da Câmara Municipal, não só para tornarmos público nosso posicionamento, como também para dizer clara e diretamente à vereadora Isabelly: não esmoreça, continue na luta e conte conosco.

Sidney Pascotto
Presidente da Câmara Municipal de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.