Vereadora de Limeira registra BO por injúria e difamação e polícia vai apurar autoria de ofensas

A vereadora Isabelly Carvalho (PT) registrou, na tarde desta sexta-feira (11/02), boletim de ocorrência na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) após ataques transfóbicos e homofóbicos registrados nas redes sociais. A medida dará início oficial a uma investigação para se chegar à autoria dos comentários ofensivos.

Os crimes registrados no boletim foram de injúria racial e difamação. Desde 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) entende que praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito em razão da orientação sexual deve ser enquadrado no crime de racismo. Quando a ofensa ocorre em meios de comunicação, como as redes sociais, a pena fica ainda mais elevada em eventual condenação.

Isabelly fez o boletim de ocorrência na DDM acompanhada de Wilson Cerqueira, presidente do PT em Limeira, assessoras e de uma advogada. Antes, ela se encontrou com o delegado seccional de Limeira, Antonio Luiz Tuckumantel, a quem ela agradeceu por ter colocado os delegados Leonardo de Oliveira Luiz (Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e Talita Navarro (DDM) à disposição.

“O objetivo central desses ataques é nos fazer calar. Ferem a democracia, deslegitimam e ofendem toda a comunidade LGBTQIA+ e isso não podemos permitir. Nossa atuação e luta política segue firme na garantir dos direitos destes grupos”, disse a vereadora.

Após divulgar nas redes os ataques, Isabelly recebeu apoio das vereadoras que integram a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Limeira, que emitiu nota de repúdio às ofensas e em apoio à parlamentar. “Os comentários são criminosos e configuram violência política de gênero, que é todo ato de agressão física, psicológica, econômica, simbólica ou sexual contra a mulher com finalidade de impedir ou restringir o acesso e exercício de funções públicas e/ou induzi-la a tomar decisões contrárias à sua vontade”.

Com o boletim de ocorrência, a Polícia Civil dará início às investigações para identificar o autor das mensagens.

Foto: Divulgação/Gabinete Isabelly Carvalho

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.