Vereadores de Limeira defendem criação de Centro de Reabilitação Municipal

Parlamentares do PL em Limeira, Airton dos Santos e Terezinha Guarnieri protocolaram, nesta quarta-feira (26/05), projeto de lei na Câmara para estimular a Prefeitura a criar o Centro de Reabilitação Municipal. O projeto será analisado pelas comissões internas do Legislativo.

O objetivo dos vereadores é a criação de um núcleo integrado que, além da reabilitação, faça também prevenção de deficiências secundárias, orientação familiar, prescrição, acompanhamento e encaminhamento para o fornecimento de órteses e de meios auxiliares de locomoção, mediante vaga regulada.

Conforme o texto, o centro pode disponibilizar assistente social, enfermeiro, médico pediatra, médico ortopedista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista e psicólogo. Podem ser implementadas duas especialidades: o Centro Especializado em Reabilitação (física e intelectual) ou unidades maiores, que incluam deficiências auditiva e visual também.

Para os vereadores, o Centro Municipal de Reabilitação poderá contar com aulas de hidroterapia (fisioterapia aquática). A aula consiste em exercícios terapêuticos realizados dentro de água (normalmente uma piscina aberta e de água aquecida) com o objetivo de auxiliar na reabilitação física e motora de pacientes.

Airton e Terezinha citam, inclusive, que o centro pode atender pessoas em tratamento pós-Covid. Na segunda-feira, o vereador Betinho Neves (PV) apresentou indicação para que a Prefeitura estude a possibilidade de implementar um programa de reabilitação física e saúde pós-Covid (leia aqui).

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.