USP confirma variante Ômicron em Cordeirópolis

A Força-tarefa Covid-19 USP Pirassununga confirmou a presença da variante Ômicron em Cordeirópolis e em outros municípios da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP). Conforme comunicado assinado pelo professor Dr. Heidge Fukumasu, a nova variante predomina na região e é responsável pelo aumento de 1.200% na testagem RT-PCR.

A descoberta da variante em Cordeirópolis ocorreu na análise da primeira semana epidemiológica (2 a 8 de janeiro). Foi feito sequenciamento de 94 amostras positivas para Covid-19 e, destas, 23 eram da Diretoria Regional de Saúde de Piracicaba (DRS-10). Do total de análises, 91 amostras eram da variante Ômicron e as demais (3) da variante Delta.

Conforme a USP, todas as 23 amostras sequenciadas dos municípios pertencentes à DRS-10 foram identificadas como a variante Ômicron. Havia amostras provenientes de Cordeirópolis, Pirassununga, Piracicaba, Araras, Rio Claro, Ipeuna, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes e São Pedro. “Nosso serviço realizou ainda 2.259 testes na primeira semana epidemiológica tendo um índice de positividade de 36%. Em dezembro de 2021, a positividade era de 5%”, citou o professor no comunicado.

A Força-tarefa Covid-19 USP Pirassununga é integrante da Rede de Alerta de Variantes de Covid-19 do Estado, liderada pelo Instituto Butantan, e participa do monitoramento semanal das linhagens do vírus causador do coronavírus.

No interior de São Paulo, o município de Limeira foi o primeiro a registrar um caso importado da variante Ômicron, numa mulher de 40 anos e que viajou à África do Sul e à França em novembro. O caso foi confirmado em 12 de dezembro.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.