Sala Lilás só depende de rede de videoconferência para funcionar na Seccional de Limeira

As vereadoras da Procuradoria Especial da Mulher conheceram nesta quarta-feira (20/10) a Sala Lilás do plantão policial da Delegacia Seccional de Limeira. Ela terá a finalidade de atender 24 horas por dia mulheres vítimas de violência.

O delegado Antonio Luis Tuckumantel recebeu as vereadoras Mariana Calsa (PL), procuradora Especial da Mulher, Terezinha da Santa Casa (PL), segunda-procuradora adjunta, Tatiane Lopes (Podemos), terceira-procuradora adjunta, e Isabelly Carvalho (PT), quarta-procuradora adjunta.

Segundo o delegado, a sala está quase pronta para começar o atendimento, faltando apenas a finalização da rede de videoconferência. Quando chegar ao plantão policial, a vítima será atendida de forma reservada na sala, pelo sistema remoto, por policiais especializados, os quais vão orientar os delegados locais como proceder em cada caso. O atendimento especializado por videoconferência é um projeto do Governo do Estado e da Polícia Civil paulista.

Além do equipamento de videoconferência, que permitirá a gravação da conversa, a Sala Lilás tem mobiliário novo e um espaço para crianças brincarem, em caso de a vítima estar acompanhada. A sala de atendimento especializado vai atender mulheres de Limeira, Iracemápolis e Cordeirópolis.

“É mais uma ferramenta para proteger a mulher, além do botão do pânico e da Patrulha Maria da Penha”, informou o delegado Tuckumantel. A Sala Lilás será um complemento à atuação da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), já que vai permitir o atendimento à noite, nos feriados e nos finais de semana, ou seja, em horários que a delegacia especializada não atende.

Além das duas delegacias, a cidade conta ainda com a Rede Elza Tank de Atendimento Integrado à Mulher em Situação de Violência e a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal para proteção das vítimas. No dia 29, as vereadoras vão conhecer pessoalmente as instalações da DDM de Limeira e se reunir com a nova delegada titular, Talita Navarro.

Foto: Câmara de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.