Rodapé – Um café de notícias para começar o dia bem informado (19/02/21)

PEDIDO NEGADO
O juiz Henrique Macedo Hinz, da 2ª Vara do Trabalho de Limeira, indeferiu, na Quarta-Feira de Cinzas, a tutela antecipada solicitada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Limeira (Sicomércio), que desejava autorização para que os comerciantes abrissem as portas na terça de carnaval e na manhã do dia seguinte. O juiz lembrou que, se tratando de comerciários, o trabalho em feriados e em outros dias é permitido desde que autorizado em convenção coletiva de trabalho. Segundo o juiz, “não há como deferir o requerimento do autor por ausência do requisito concernente à probabilidade do direito, ante a ausência de respaldo legal para sua pretensão”. Como a decisão saiu apenas na quarta-feira, ainda que houvesse o deferimento, haveria pouco impacto, pois a pretensão dos comerciantes se referia, sobretudo, em relação à terça-feira. Naquele dia, sem a análise da liminar, a maioria das lojas não abriu.

PRESIDENTE E VICE
Divergentes muitas vezes em relação à rodovia que liga Limeira a Cordeirópolis, Mario Botion (PSD) e Adinan Ortolan (MDB) estarão muito próximos pelos próximos dois anos. É que, além de Botion ter sido eleito ontem presidente do Consórcio PCJ, o vice eleito… foi Adinan, prefeito de Cordeirópolis.

SEM DOMÍNIO DA CHUVA
Ao noticiar a eleição de Botion, a Prefeitura informou que, nos últimos quatro anos, o índice médio de chuvas na região do PCJ caiu 17,5%. “Não temos domínio sobre isso. Mas, por outro lado, podemos agir na gestão dos recursos hídricos, saneamento e meio ambiente, recuperar a quantidade e qualidade dos nossos mananciais e aumentar a reservação urbana e rural. Mas a principal ação é a conscientização do uso responsável da água”, alegou o prefeito.

AJUDA QUE VEM DO CÉU
A Prefeitura de Iracemápolis contou com uma ajuda extra no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Nesta semana, uma ação envolveu o uso de um drone para auxiliar na fiscalização de alguns espaços. A iniciativa contou com o trabalho voluntário de Guilherme Godoy, que utilizou o drone. A ação teve apoio da GCM e ocorreu no Jardim Iracema, local que mais apresentou casos de dengue até o momento.

DENGUE EM IRACEMÁPOLIS
Até o momento, Iracemápolis tem 15 casos confirmados de dengue e 17 pessoas aguardam resultados de exames. A diretora do setor de Vigilâncias em Saúde, Vivian Graziela da Silva, pediu auxílio. “Pedimos que as pessoas abram suas casas para nossas equipes para que as ações sejam mais eficazes. Esse apoio da população é muito importante”, disse, em nota.

BALANÇO DE VACINAS
Segundo a Secretaria de Saúde, 8.522 doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em Limeira. Já em Iracemápolis, até esta quinta-feira, foram vacinados 699 profissionais da saúde e 153 idosos, totalizando 852 pessoas vacinadas. Em Cordeirópolis, um pouco menos foi imunizado – 767 vacinados ao todo.

ATRASO DE MÉDICO LEGISTA
Problema insanável em Limeira voltou a aparecer em queixas da população que chegam à Câmara Municipal. O vereador Betinho Neves (PV) apresentou requerimento perguntando à Prefeitura a razão pela qual Limeira não tem um médico legista residente para realizar os procedimentos de liberação de corpos para sepultamento. Atrasos constrangem, há muitos anos, as famílias. O caso, porém, envolve muito mais o governo estadual do que o municipal.

PORTARIA VIRTUAL
Na reunião desta quinta-feira (18/02), a Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Limeira analisou um projeto, para o qual foi agendada oitiva com representantes da Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação e Trabalhadores na Limpeza Urbana e Áreas Verdes (Siemaco). O encontro será próxima reunião do colegiado, no dia 25 de fevereiro. O objetivo é discutir a proposta sobre a vedação da implantação de centrais terceirizadas de monitoramento de acesso ou portarias virtuais em Limeira.

CEASA EM LIMEIRA
Vereador Helder do Táxi (MDB) fez uma penca de perguntas relacionados a produtores rurais à Prefeitura de Limeira em requerimento, mas, entre tantas, uma chamou a atenção. Ele pergunta ao Executivo se há interesse em apoiar a implantação de um CEASA em Limeira. Cita Campinas, que possui uma central de abastecimento próprio.

CONTRA AS ARMAS
Mais três ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) foram ajuizadas no Supremo Tribunal Federal (STF) contra os decretos presidenciais que flexibilizam as regras para aquisição e porte de armas de fogo. Os autores são a Rede Sustentabilidade (ADI 6676), o Partido dos Trabalhadores (ADI 6677) e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Entre vários pontos, os Decretos 10.627/2021, 10.628/2021, 10.629/2021 e 10.630/2021 retiram do Exército a fiscalização da aquisição e do registro de alguns armamentos, máquinas para recarga de munições e acessórios, aumentam o limite máximo para a aquisição de armas de uso permitido pela população civil e autorizam as pessoas que têm porte a conduzir simultaneamente até duas armas.

FURTANDO ROUPAS
Uma mulher foi detida ontem após furtar roupas numa casa da Vila Queiroz, em Limeira. Ela foi flagrada por familiares da vítima. A mulher é moradora de rua e, segundo a Guarda Civil Municipal, assumiu ter furtado roupas e utensílios domésticos horas antes. Depos, voltou para pegar o restante das roupas quando foi surpreendida pulando o muro. Ela disse que seu companheiro ajudou a arrombar uma janela e furtar outros objetos. O homem e os objetos não foram localizados. As roupas foram devolvidas à vítima.

IDH BAIXO
O Projeto de Lei 273/21, que tramita na Câmara dos Deputados, concede benefícios fiscais, em âmbito federal, para as empresas que se instalarem em cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “O objetivo da proposta é incentivar o desenvolvimento desses municípios e proporcionar renda e empregos aos cidadãos, além de evitar a migração para as grandes cidades”, disse o autor, deputado Roberto de Lucena (Pode-SP). O texto prevê desconto em três impostos (Imposto de Importação, Imposto sobre Produtos Industrializados [IPI] e Imposto de Renda) e três contribuições (Previdência, CSLL e Cofins).

VIU NAS REDES?
“VAI TER TRAVESTI DISCUTINDO EDUCAÇÃO, SIM!
Eleita vice-presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Câmara. Obrigada a todos que, independente de suas religiões, apoiaram e me concederam vaga num espaço tão importante para a transformação social”

Vereadora Izabelly Carvalho, comemorando em suas redes sua participação em comissão permanente na Câmara Municipal de Limeira.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.