Rodapé – Um café de notícias para começar o dia bem informado (10/06/21)

DEVE RESTRINGIR
O Centro de Contingência recomendou que os municípios com taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) acima de 90% – caso de Limeira – estão autorizados a avaliar a necessidade de adotar medidas mais restritivas do que as regras estabelecidas na fase de transição do Plano São Paulo. Por ora, a restrição em Limeira recai mais em bares e lanchonetes.

MURO DERRUBADO
O vereador Elias Barbosa (PSC) apresentou, nesta quarta-feira (09/06), indicação em que pede urgente manutenção do muro do Centro Infantil Vilma Terezinha Marrafon Coppi, na Avenida Arlinda Abreu Ribeiro, no Parque Hipólito. Segundo o parlamentar, no dia 20 de maio, um caminhão desgovernado causou um acidente, derrubando o muro e os portões da escola, deixando a unidade sem proteção e segurança.

PRIMEIRA INFÂNCIA
A Câmara Municipal de Limeira aprovou, nesta semana, o projeto de lei de autoria da vereadora Mariana Calsa (PL), que atualiza e amplia as diretrizes das Políticas Públicas da Primeira Infância. Segundo a parlamentar, o projeto tem por objetivo aumentar o alcance da Lei 6.295/2019, de autoria da ex-vereadora Dra. Mayra Costa. Dentre as alterações propostas estão a inclusão de ações que visem a formação e educação permanente dos profissionais, conselheiros tutelares e de direitos que atuam nas políticas públicas; educação ambiental destinada às crianças; entre outras.

RAÇÃO GRATUITA
A população de baixa renda pode retirar ração para seus cães e gatos em Limeira. Para ter acesso à doação, é necessário apresentar folha-resumo do Cadastro Único que comprove baixa renda (meio salário mínimo per capita), documentos pessoais e comprovante de residência no Departamento de Proteção Bem-Estar Animal. As doações são feitas por meio da Campanha do Agasalho Pet, promovida pelo Fundo Social de Limeira. A ação arrecada roupas, ração, camas e produtos de higiene.

O DOADOR
Para estimular a doação de sangue, a Prefeitura de Cordeirópolis divulgou nesta quarta-feira (09/06) uma história exemplar. Arlindo Ozelo completou 70 anos e, devido a idade, fez sua última doação de sangue. E sabe quando ele começou? Foi aos 19 anos, com a Copa… de 1970, aquela vencida pelo Brasil. O Brasil jogaria no México e ele realizou doação de sangue na Santa Casa de Limeira, para um morador de Cascalho, que necessitava do auxílio. Depois não parou: foram 51 ano de doações duas vezes ao ano. “Contribuir com o próximo é sinônimo de vida, prosperidade e solidariedade”, disse.

MAIS SESSÕES VIRTUAIS
A Câmara Municipal de Cordeirópolis decidiu continuar, de forma remota, seus serviços legislativos/administrativos. As sessões dos dias 15 e 22 de junho também serão realizadas on-line e transmitidas pelas páginas oficiais da Câmara Municipal, sempre a partir das 18h. A medida temporária é uma forma de cuidado com os cidadãos e funcionários da Casa.

FEIRÃO DA BRK
A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Limeira, promove até este sábado (12/06) o Feirão Virtual de Negociação. O objetivo da ação é auxiliar os clientes a quitar débitos das faturas de água e esgoto por meio da plataforma Acordo Certo (www.acordocerto.com.br/brk) ou pelo telefone 0800 762 7700. A iniciativa tem o objetivo de auxiliar os clientes a regularizarem os seus débitos sem precisar se deslocar até uma loja da BRK Ambiental, de maneira rápida e segura. Todo o processo é realizado por telefone ou digitalmente na plataforma Acordo Certo, que oferece condições facilitadas para o pagamento de débitos.

DESPEJO PROIBIDO
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou nesta quarta-feira (09/06) o projeto de lei que suspende, durante a pandemia da Covid-19, o cumprimento de mandados de reintegração de posse, despejos e remoções judiciais ou extrajudiciais em todas as cidades paulistas. O Projeto de Lei 146/2020, de autoria da deputada Leci Brandão (PCdoB) e dos deputados Maurici (PT) e Dr. Jorge do Carmo (PT), diz que a medida vale por até três meses depois que vigorar medida temporária de prevenção ao contágio e de enfrentamento da propagação decorrente do novo coronavírus. O projeto vai para sanção do governador.

VACINA VIA EMENDA
Outro projeto que foi aprovado ontem na Alesp vai permitir o remanejamento de emendas parlamentares individuais para a compra de vacinas contra a Covid-19 para os municípios. Com o objetivo de viabilizar a realocação dos recursos indicados pelos parlamentares em 2020 para que fossem investidos em locais ou áreas de interesse deles neste ano, o projeto do deputado Ricardo Madalena (PL), acrescentou um artigo à Lei de Diretrizes Orçamentárias.

MASSACRE DO CARANDIRU
​O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Joel Ilan Paciornik acolheu recursos do Ministério Público de São Paulo e restabeleceu uma série de condenações do tribunal do júri contra policiais que participaram da operação que visava conter uma rebelião de detentos no antigo Complexo Penitenciário do Carandiru, em 1992, e resultou na morte de 111 detentos. O ministro entendeu que o veredito do júri não contrariou o conjunto de provas produzido no processo, de forma que não haveria motivos para a anulação do julgamento popular por essa razão. Os policiais foram condenados pelo júri pela prática de homicídios qualificados​, com penas que chegaram a superar 600 anos de reclusão.

UPA SOLIDÁRIA
O Projeto de Lei 1065/21 cria o Projeto UPA Solidária. Nele, pessoas jurídicas de direito privado disponibilizarão recursos financeiros para custeio e investimento na prestação de serviços públicos em saúde em unidades municipais de pronto atendimento. O texto está em análise na Câmara dos Deputados. “O atendimento humanizado e qualificado nessas unidades diminui a demanda por oferta de leitos na rede hospitalar e permite identificar, no menor tempo possível, a gravidade em situações de urgência e emergência e, assim, definir o ponto de atenção adequado”, disse o autor, deputado Júlio Delgado (PSB-MG).

ESTUDO PARALELO
A CPI da Covid no Senado aprovou a convocação do auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques. Ele é autor de um “estudo paralelo” segundo o qual metade dos óbitos por Covid-19 no Brasil não teria ocorrido. A informação falsa foi citada nesta semana pelo presidente Jair Bolsonaro para minimizar o impacto do coronavírus, que já matou mais de 476 mil pessoas no país. O TCU anunciou a abertura de procedimento interno “para apurar se houve alguma inadequação de conduta funcional” e afastou o auditor.

VIU NAS REDES?
” Mais um GCM de Limeira SP vítima desse maldito vírus. Missão cumprida, guerreiro, deixou seu exemplo de pessoa do bem, de excelência. Seu legado foi escrito. Descanse em paz guerreiro”

GCM Tcheilon, postado ontem no Facebook, em lamento pela morte do guarda civil municipal Márcio Eduardo Maezzi, vítima da Covid-19, aos 41 anos. Maezzi atuava na GCM desde 2004 e já trabalhou tanto no operacional como no Centro de Operações Integradas (Copi). Sua última função na corporação foi na Corregedoria da Guarda Civil Municipal.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.