Projeto quer regras para fisioterapia a pacientes com sequelas de Covid em Limeira

A vereadora Isabelly Carvalho (PT) apresentou projeto de lei na Câmara Municipal de Limeira, nesta segunda-feira (16/08), para criar diretrizes que garantam fisioterapia respiratória aos pacientes que apresentam sequelas causadas pela Covid-19, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) de Limeira.

O objetivo da proposta, segundo a parlamentar, é garantir atendimento às pessoas com sequelas pulmonares causadas em decorrência da Covid-19, de todas as faixas etárias.

Pelo texto da propositura, os pacientes que apresentarem sequelas pulmonares serão encaminhados para avaliação, diagnóstico fisioterapêutico e selecionadas para acompanhamento. Os critérios e oportunidades quanto à forma da aplicação de fisioterapia pulmonar, como periodicidade, quantidade e qualificação dos profissionais envolvidos, deverão ser estabelecidos em decreto pelo Executivo.

Segundo a vereadora, os sintomas persistentes da Covid podem durar mais de semanas ou meses, ocorrendo em 1/3 dos infectados. Esse percentual, entretanto, pode chegar a mais de 50% no grupo de pessoas que precisaram ser internadas com a doença.

“Torna-se imprescindível destacar que a evolução dessas alterações persistentes ainda está em estudo, contudo, não sabemos se esses impactos serão permanentes e/ou limitantes, fato que nos deve colocar em situação de permanente vigilância e preparo para lidar com esta nova realidade, uma vez que inúmeros munícipes tiveram sua rotina completamente e fatalmente afetada pela Covid-19”, explica a parlamentar.

O projeto precisa passar pelas comissões permanentes da Casa antes de chegar à votação em plenário.

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.