Projeto prevê painel de monitoramento do desempenho dos serviços públicos em Limeira

Projeto de lei em trâmite na Câmara Municipal de Limeira, de autoria do vereador Elias Barbosa (PSC), cria princípios e regras para implantação de uma plataforma de serviços digitais pela Prefeitura. A propositura prevê, entre as medidas, a implementação de um painel que vai monitorar o desempenho dos serviços oferecidos pelo Executivo.

A proposta foi protocolada no início de agosto e está sob análise da Procuradoria Jurídica. O texto foca a desburocratização, inovação, transformação digital e a participação do cidadão neste processo, com linguagem clara e compreensível a qualquer cidadão.

A Plataforma de Serviços Digitais proposta pelo parlamentar deve ter, ao menos, duas funcionalidades. Uma delas é a ferramenta digital de solicitação de atendimento e de acompanhamento da entrega dos serviços públicos. Essa plataforma deve ser acessível por meio de portal na internet, aplicativo ou outro canal digital oferecido pelo Executivo.

A segunda funcionalidade é mais detalhada pelo vereador. O painel de monitoramento do desempenho dos serviços públicos deve conter: quantidade de solicitações em andamento e concluídas anualmente; tempo médio de atendimento e grau de satisfação dos usuários.

O internauta ganhará protocolo físico ou digital das solicitações apresentadas e terá um canal para o recebimento de notificações, mensagens, avisos e outras comunicações.

“A gestão digital permite a descentralização de demandas e respostas mais rápidas, além de contribuir para a padronização de respostas na resolução de problemas. […] A implantação deste projeto é um passo importante para tornar a administração pública mais eficiente e acessível aos cidadãos, por meio da tecnologia e da inovação. Com a adoção dessas medidas, espera-se que haja uma melhoria significativa na qualidade dos serviços prestados e na transparência da gestão pública”, diz Elias, na justificativa.

O projeto aguarda parecer jurídico e, em seguida, será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Legislativo.

Foto: Freepik

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.