Nelita descarta privatização e quer recursos para água em Iracemápolis

Nelita Michel (PL) toma posse amanhã como a primeira prefeita da história de Iracemápolis. Sucessora de Fábio Zuza (PSDB) na Prefeitura, ela vai administrar a cidade pelos próximos quatro anos e com desafios imediatos.

Ao DJ, ela falou sobre os desdobramentos do fechamento da fábrica da Mercedes, anunciado neste mês de dezembro, a saúde financeira da Prefeitura e sobre o fornecimento de água, problema crônico nos últimos anos e ao qual ela espara alinhamento para resolução. Confira a entrevista:

A Mercedes-Benz anunciou o encerramento da fábrica em Iracemápolis neste mês de dezembro. Há algo que a Prefeitura possa fazer para a mudança desse plano?
Trata-se de um assunto de extrema relevância para o município e para população. Assim sendo, entendemos ser necessária uma conversa com a diretoria da empresa para que possamos aprofundar o assunto, no intuito de encontrar a melhor forma do município auxiliar nessa questão.

Desta forma, já estamos agendando uma reunião com a diretoria da empresa o mais breve possível. Estamos apenas aguardando retornarem de recesso.

Em relação ao porto-seco da Mercedes, há risco de encerramento das atividades também?
Nesse caso em particular, podemos adiantar que iremos nos empenhar ao máximo para que o encerramento não ocorra, afinal, foi um alto investimento.

Acreditamos que a localização geográfica e questões logísticas como um todo são grandes atrativos que o Município pode proporcionar, pois há uma malha rodoviária fantástica em torno da cidade que proporciona uma facilidade de distribuição para qualquer parte do País.

Como a Prefeitura poderá ajudar os trabalhadores da Mercedes que serão desligados? Haverá programas de reinserção no mercado de trabalho?
O que podemos afirmar de imediato é que iremos colocar nossa equipe do PAT, Serviço Social, Desenvolvimento Econômico e demais pastas pertinentes ao assunto para encontrar as melhores soluções para estes trabalhadores e suas famílias.

Além disso, sabemos que a Mercedes é uma empresa multinacional de muita responsabilidade social. Sendo assim, acreditamos que também partirá da mesma algumas ações.

O problema da água em Iracemápolis teve intensas discussões nos últimos anos. Defende o projeto de concessão? Qual será a alternativa que buscará?
Quanto a projetos de concessão, posso afirmar que está fora de cogitação. Isto porque resolver esse problema é, se não o principal, um dos principais compromissos firmados com a população.

Ademais, já estamos trabalhando firme no assunto, buscando recursos com nossos aliados políticos e entidades privadas para sanar este problema o mais breve possível.

Não mediremos esforços para alcançar esse objetivo, como ocorreu, por exemplo, na noite passada (29/12), onde já tivemos um problema sério com a qualidade da água do município e, mesmo antes de assumirmos, já nos empenhamos em resolver tal problema.

Reitero, este é um dos nossos principais compromissos com o povo de Iracemápolis.

Como está a saúde financeira da Prefeitura? O endividamento “engessa” o nível de investimento do poder público?
Esta é uma questão em que qualquer resposta no momento será imprecisa. Eu e minha equipe necessitamos de um período de análise maior, pois o período de transição foi muito curto e outros contratempos como, por exemplo, a pandemia, nos privaram de acesso a funcionários chaves por motivo de afastamento. Portanto, são poucas as informações que dizem respeito à questão financeira que conseguimos obter.

Resumindo: precisaremos assumir de fato e iniciar os trabalhos para que, em breve, possamos responder esta pergunta com propriedade.

Você pertence ao PL, partido do deputado federal Miguel Lombardi, que a apoiou na campanha eleitoral. Como será o relacionamento dele com a cidade e quais recursos podem vir por meio de emendas para beneficiar Iracemápolis?
Mais do que o apoio eleitoral, o deputado Miguel Lombardi demonstrou e demonstra grande apreço pela nossa cidade e acredito que essa força política irá contribuir como o principal diferencial deste governo, pois nunca tivemos uma força política e comprometimento tão grandes em nosso Município.

Estamos alinhados para resolver o problema da água, podendo até dizer que é um compromisso em conjunto a solução deste problema, sendo primordial o apoio através de emendas.

Como está a formação de sua equipe? Quais os critérios adotados? Integrantes do governo Fábio Zuza serão mantidos?
Como prometido em campanha, o critério adotado foi buscar pessoas com muita experiência. Primeiro, dentro de nosso quadro de funcionários; segundo, dentro do próprio município e, por último, das cidades mais próximas.

É como eu sempre deixei claro: não iremos “olhar para pelo retrovisor”; ou seja, não enxergamos se é do governo do antigo prefeito ou seu antecessor e, assim por diante, entendemos que são cargos de carreira que o município tem à disposição para, na medida da necessidade, recrutá-los para um desafio maior. E tivemos a grata surpresa de muitos bons profissionais dentro do quadro da Prefeitura de Iracemápolis.

Um grupo independente lançou uma candidatura à Presidência para enfrentar Ralf Silva, o candidato mais votado e que anunciou a pré-candidatura ao comando da Casa. Como vê essa disputa e como pretende estabelecer sua relação com os vereadores?
Estamos atentos a esta questão, mas, como se espera de uma democracia, independente de quem esteja como Presidente da Câmara, nosso objetivo é de manter um diálogo aberto harmônico e buscando sempre soluções para melhorar a qualidade de vida de nossos munícipes.

Temos a certeza que nossos projetos serão bem aceitos pelos nossos vereadores, pois sempre serão em prol da população de Iracemápolis, assim como temos certeza que a população está nos apoiando e que será o grande fiscal não só de nossa administração, que terá ampla transparência, como também fiscalizará as votações na Câmara Municipal. A população clamou por mudanças e elas estão vindo, tenho certeza que serão mais atuantes em prol do bem comum.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.