Mapa da dengue em Limeira mostra doença em 64 bairros

A Secretaria Municipal de Saúde encaminhou à Câmara Municipal de Limeira, nesta semana, ofício com um mapeamento da dengue neste ano de 2021 na cidade. De janeiro até 30 de abril, Limeira notificou 852 casos da doença, com 139 confirmações. Os dados foram entregues ao gabinete da vereadora Lu Bogo (PL), que os solicitou por meio de requerimento.

No documento assinado pelo secretário Vitor Santos, a pasta apresentou o mapeamento feito até aquela data. Havia registro de casos confirmados de dengue em 64 bairros diferentes. Os bairros com maior incidência são Boa Vista (11) e Gustavo Piccinini (10). Em seguida, aparecem Vila Piza, João Levy, Vila Santa Lúcia, Jd. Bandeirantes, Abílio Pedro e Nossa Senhora das Dores.

Os números de 2021 estão em ritmo menor do que o registrado no ano passado, mas os cuidados devem ser redobrados. Em 2020, foram 5.714 notificações, com um total de 1.436 casos positivos de dengue.

E a doença também pode provocar internações em um momento crítico para o sistema de saúde, quase em colapso por conta da Covid-19. Em 2020, foram 78 internações, com confirmação da doença para 52 pacientes. Neste ano, foram 7 internações, havendo confirmação para 2 pacientes – um foi descartado e outros 4 aguardam o resultado de exames.

A pasta explicou que os trabalhos realizados nas áreas de transmissão são chamados como “ações de controle”, com o objetivo de eliminação de larvas e dos mosquitos que possam estar ou vir a ficar contaminados com o vírus da arbovirose e, consequentemente, infectar outras pessoas. Também é feito o controle de criadouros, para evitar locais com água parada, e a nebulização, com tratamento químico sob a forma névoa dentro de domicílios previamente preparados.

No ano passado, uma pessoa morreu por dengue. Até o momento, não há registro de óbitos pela doença neste ano.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.