Semana do Meio Ambiente em Limeira tem debate sobre recuperação de florestas

A Prefeitura de Limeira realiza a Semana do Meio Ambiente 2021 de forma digital. Entre os dias 7 e 11 de junho, haverá material educativo nas redes sociais do Executivo, preparado pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura. Oficinas e palestra integram a programação. Neste sábado (05/06), será divulgado um vídeo para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Na sexta-feira (11/06), haverá plantio de árvores no Jardim Montezuma.

“A Semana do Meio Ambiente é um momento de reflexão. Desde o nosso primeiro governo, estamos executando ações, como plantio de árvores e reflorestamentos, que servem de referência para um futuro de mais qualidade de vida”, afirma o prefeito Mario Botion. “São ações mais do que necessárias para o município, e, principalmente, para a educação de futuras gerações”, completa.

O objetivo da iniciativa, de acordo com a secretária Simone Zambuzi, é promover conscientização ambiental. “Decidimos realizar atividades por meio das redes sociais, que são excelentes plataformas para divulgação de conteúdo que sensibilize as pessoas para as questões ambientais”, disse. O material poderá ser acessado pelos perfis oficiais da prefeitura no Youtube, Facebook e Instagram, e também neste site.

Para a diretora de Educação Ambiental, Patrícia Kühl, a Semana do Meio Ambiente é uma oportunidade de mostrar o trabalho que é desenvolvido ao longo do ano todo. “A educação ambiental não precisa se restringir aos espaços formais; por este motivo, buscamos incluir temáticas que estão no nosso cotidiano”.

Nos vídeos que serão postados ao longo da semana, os servidores da pasta ministram oficinas. Quem acompanhar, poderá fazer sua própria horta e uma composteira doméstica. Os animais não ficaram de fora: tem oficina de caminha para cães e gatos, além de um arranhador para os pequenos felinos. Os amantes de pássaros livres também aprenderão a fazer um comedouro e bebedouro que atrairá diversas espécies para serem admiradas a distância.

Convidados especiais também fazem parte da programação. O chef Fábio Nogarotto ensina uma receita sustentável italiana, com reaproveitamento de alimento. Já o produtor rural Jônatas Henrique Olivieri mostra o trabalho desenvolvido para que as hortaliças cheguem até a feira ou ao mercado. Por fim, encerrando a semana, o professor titular do Departamento de Ciências Biológicas da Esalq/USP, Ricardo Ribeiro Rodrigues, participará de uma live. Rodrigues abordará, de forma acessível aos leigos, o tema “A década da Restauração da ONU: como viabilizar restauração de florestas em larga escala e com qualidade”.

Confira a programação completa:

Dia 5, sábado: Vídeo sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente
Dia 6, domingo: Receita sustentável, com o chef Fábio Nogarotto
Dia 7, segunda-feira: Oficina de Horta em casa
Dia 8, terça-feira: Oficina de composteira doméstica
Dia 9, quarta-feira: Oficina de Caminha Pet e Arranha Gato
Dia 10, quinta-feira: Comedouros e bebedouros para pássaros com garrafa PET
Dia 11, sexta-feira: O Alimento da terra à feira; Plantio de árvores no Jd. Montezuma

Live de encerramento (11/06)
Tema: A década da Restauração da ONU: como viabilizar restauração de florestas em larga escala e com qualidade
Horário: 14h
Link de acesso: youtube.com/preflimeira
Palestrante: Ricardo Ribeiro Rodrigues. Professor titular do Departamento de Ciências Biológicas da Esalq/USP. Publicou 206 artigos em periódicos nacionais e internacionais e 98 livros e capítulos de livros. Tem realizado trabalho de divulgação científica, por meio de publicações não acadêmicas para orientação de técnicos e produtores rurais.

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.