Limeira vai eleger, pela 1ª vez, uma vice-prefeita mulher

Os limeirenses conhecerão o nome do prefeito eleito para o mandato 2021-2024 na noite do próximo dia 29, mas um fato é certo: pela primeira vez na história, Limeira terá uma vice-prefeita eleita.

Os dois concorrentes ao cargo de prefeito têm, na composição da chapa, uma mulher como candidata a vice.

Pelo lado de Mario Botion (PSD), concorre Érika Tank (PL). Do lado de Murilo Félix (Podemos), quem está na disputa é Alessandra Stringueta (PSL). Uma delas será a primeira vice eleita da história limeirense.

A primeira e até hoje única prefeita de Limeira foi Maria Thereza Silveira de Barros Camargo, nomeada para o cargo na década de 30.

Figura histórica, representativa na política local e importante empresária da época, Maria Thereza se tornou deputada posteriormente, entrando para a história da cidade.

Em 2020, duas mulheres foram cabeça de chapa entre as candidaturas a prefeito, mas tanto Mayra Costa (Cidadania) quanto Lívia Lazaneo (PSOL) não alcançaram os votos suficientes para estar no segundo turno. Mayra, por sinal, disputou voto a voto com Murilo e estava na segunda colocação até 71% das urnas apuradas, sendo ultrapassada pelo candidato do Podemos na reta final.

Érika e Alessandra, as duas mulheres que seguem na disputa eleitoral, têm trajetórias distintas. Érika é de família tradicional na política limeirense. Nascida em 1964, é filha da ex-vereadora e deputada estadual Elza Tank (1935-2012), com quem trabalhou. Já ocupou cargos na Prefeitura e na Câmara de Limeira.

Elegeu-se vereadora pelo PDT em 2012, sendo reeleita em 2016 pelo PL. Com forte atuação em políticas públicas para mulheres, está disputando a primeira eleição majoritária da carreira.

Nascida em 1975, Alessandra surgiu na política de Limeira na esteira do fenômeno eleitoral de Jair Bolsonaro, em 2018. Advogada, pelo PSL disputou uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo naquele ano, tendo recebido 8.411 votos. Na campanha, ela atrelou seu nome ao do presidente que saiu vitorioso nas urnas.

Nos últimos dois anos, se posicionou como pré-candidata a prefeita pelo partido. No entanto, acertou o apoio da sigla à candidatura de Murilo – e muitos filiados do PSL desistiram de concorrer a vereador. É a primeira disputa de Alessandra a um cargo majoritário.

Na próxima semana, as duas candidatas serão entrevistadas pela União Sindical dos Trabalhadores de Limeira (USTL), produtora do programa “A Hora do Trabalhador” exibido na Rádio Educadora de Limeira, com apoio de sindicatos parceiros.

Érika será entrevistada na terça-feira (24/11), e Alessandra no dia seguinte (25/11). As entrevistas vão das 17h10 às 17h50 – diante de possíveis problemas técnicos, devem ser reagendadas para quinta (26) ou sexta-feira (27).

As conversas acontecerão via Skype, com 12 perguntas sobre as propostas da candidatura na área de emprego e desenvolvimento, saúde, educação, segurança e mobilidade.

Além disso, uma apresentação pessoal, relação política com o candidato a prefeito e considerações finais. As candidatas terão 3 minutos de resposta para cada pergunta.

Érika Tank ou Alessandra Stringueta? Uma delas estará no Edifício Prada no ano que vem. Como a primeira vice-prefeita eleita da história de Limeira.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.