Limeira tem 1 internado na Unidade de Referência Coronavírus

O local que chegou a ficar um mês com ocupação total dos mais de 100 leitos de Covid-19 (leia aqui), a Unidade de Referência Coronavírus (URC) em Limeira, nesta segunda-feira (22 de novembro), tem uma pessoa internada. O paciente está na UTI da URC. Não há outros internados na unidade.

A atualização de casos em Limeira foi divulgada no início desta tarde.

A Secretaria de Saúde ainda informou que Limeira soma 49.190 casos confirmados – foram 13 novos registros em uma semana. Recuperados são 47.991 e internados em recuperação, dois. Ao todo, 1.218 profissionais tiveram confirmação para o coronavírus.

Também de acordo com o balanço, mais duas mortes foram confirmadas no decorrer da semana. Tratam-se de duas mulheres, de 66 e 75 anos. Hoje, são 1.197 óbitos confirmados e um suspeito em investigação.

Internações da URC

Como divulgado em coletiva à imprensa no mês passado, a URC começou com 12 leitos, chegou a ter mais de 100, entre UTI, enfermaria, suporte ventilatório e observação.

De abril de 2020 até agosto de 2021, foram 2.802 internações de pacientes de Limeira e de cidades da região, como Cordeirópolis, Iracemápolis e Engenheiro Coelho, entre outras. A URC foi iniciada com convênio com hospitais de Limeira e a Prefeitura e, desde outubro, o convênio foi encerrado.

A URC permanece com leitos para atendimento de casos, mas a complexa e ampla estrutura não foi mais necessária. A vacinação em massa refletiu diretamente na diminuição de casos graves e mortes.

Vacinação

Limeira prossegue com a vacinação da Covid-19. Dentro da campanha “Mega Vacinação”, do Ministério da Saúde, toda a população acima de 18 anos pode receber a dose adicional contra a doença. A medida vale apenas para as pessoas que completaram o esquema vacinal há, pelo menos, cinco meses. No momento do procedimento, é possível escolher entre a CoronaVac e a Pfizer.

O diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, esclarece que a nova orientação do Ministério da Saúde abrange toda a população – inclusive os trabalhadores da saúde e da educação, antes pertencentes aos grupos prioritários. “A única exceção são os imunossuprimidos, que podem receber a dose adicional depois de 28 dias que tomaram a segunda dose ou a dose única”, explica Ferrari.

A dose adicional está disponível em todos os pontos de imunização de Limeira – os horários e endereços podem ser consultados no site (www.limeira.sp.gov.br/vacinacao). Conforme a Secretaria de Saúde, para receber o imunizante, é necessário apresentar o documento de identidade, cartão SUS, e os comprovantes de residência e do esquema vacinal completo.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.