Limeira pode ter memorial em homenagem às vítimas da Covid-19

A criação de um memorial em Limeira para homenagear as vítimas da Covid-19 será analisada pela Câmara Municipal. O projeto de lei com essa finalidade, de autoria do vereador Dr. Júlio César Pereira dos Santos (DEM), foi protocolado nesta segunda-feira (14).

Pela proposta, as homenagens seriam direcionadas às pessoas que faleceram em decorrência da doença, com o objetivo de preservar a memória das vítimas, para se ter um registro histórico do enfrentamento à pandemia no país e também a criação de um local de luto e de homenagem aos familiares e amigos de vítimas.

Um dos itens do projeto prevê homenagem aos profissionais de saúde que desempenharam suas funções na linha de frente no enfrentamento à pandemia. No ano passado, projeto de lei do então vereador Farid Zaine para a criação em Limeira do “Muro da Gratidão”, em homenagem aos profissionais da área da saúde, pesquisa e qualquer pessoa que tenha contribuído no combate à pandemia, foi aprovado.

Caso se torne lei, caberá à Prefeitura, em conjunto com a Câmara, a criação de uma Comissão das Vítimas da Covid-19 para normatizar, receber, triar, cadastrar os dados encaminhados por amigos e familiares que solicitarem a inclusão de seus entes queridos no acervo do Memorial, que constará dados como nome completo; datas de nascimento e de óbito; local de nascimento e óbito; fotografia e breve biografia.

Deverá ser criado, também, o Memorial Virtual em Homenagem às Vítimas da Covid-19, por meio de página oficial do Poder Executivo Municipal e da Câmara Municipal. “É público e notório que as consequências da pandemia foram agravadas em virtude das dificuldades em implementação de medidas de isolamento, aglomerações, festas clandestinas, disponibilização de vacinas e disseminação de fake news. Contudo, iniciativas como a que propomos são fundamentais para recuperar a fé pública nas instituições e sinalizar o respeito à vida humana e ao sofrimento de milhares de pessoas. Também é fundamental que se tenha registro e dimensão deste período histórico para gerações futuras. O Memorial é uma forma de homenagear, preservar e eternizar a lembrança das vítimas da Covid-19”, justificou o Dr. Júlio.

O projeto será analisado pelas comissões da Casa antes de ser levado ao plenário.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.