Kate Winslet dá show em “Mare of Easttown”

Por Farid Zaine
@farid.cultura

Kate Winslet encantou o mundo quando estrelou, ao lado de Leonardo DiCaprio, o romance épico “Titanic”, um dos maiores fenômenos de bilheteria da história do cinema. Desde muito jovem, a atriz britânica construiu sólida carreira e conquistou público e crítica, ganhando praticamente todos os prêmios importantes da indústria cinematográfica, incluindo o Oscar de Melhor Atriz pelo drama “O Leitor”, em 2009.

Hoje com 45 anos, Winslet está consagrada como uma das melhores atrizes de sua geração. O mais recente sucesso dela está agora disponível na íntegra na HBO Go, após exibição de um capítulo por semana, a minissérie “Mare of Easttown”. Nela Winslet interpreta uma detetive, Mare Sheehan, encarregada de desvendar um homicídio e desaparecimentos de garotas na pequena cidade de Easttown, no interior da Pensilvânia.

Os ingredientes usados pelo roteirista e produtor Brad Ingelsby são amplamente usados nesse tipo de enredo: uma pequena cidade interiorana onde todos se conhecem, uma investigação pela polícia local sobre um terrível assassinato, desaparecimentos de pessoas que permanecem sem solução e fazem a população clamar por justiça. Somem-se a isso tudo as questões pessoais vividas pelos envolvidos. Tudo parece muito comum, mas a minissérie de Ingelsby consegue ser fascinante e prender o espectador do primeiro ao último dos sete episódios.

Kate Winslet compõe uma detetive, a Mare do título, personagem que valoriza todos os atributos da excelente atriz. Winslet se despe de qualquer vaidade e aparece acima do peso, com os cabelos em geral desarrumados, com figurinos pouco atraentes, e sempre com uma cara amarrada, onde raramente se desenha um leve sorriso, demonstrando carregar um peso permanente de suas próprias emoções.

Mare precisa lidar com a perda de um filho jovem que se suicidou, deixando para ela um netinho cuja mãe é viciada em drogas. A outra filha de Mare, Shioban (Angourie Rice) além de conviver com o drama da perda do irmão, também tem seus dilemas, como precisar sair da cidade para estudar e deixar a namorada. A mãe de Mare, Helen, também mora com ela, e tem na atriz Jean Smart uma grande intérprete.

Outra que se destaca é Julianne Nicholson, irrepreensível no papel da melhor amiga de Mare, Lori Ross. Smart e Nicholson são potenciais candidatas a melhor atriz coadjuvante na próxima temporada de premiações. Vale mencionar as participações expressivas dos atores Evan Peters, como o detetive auxiliar de Mare, Colin Zabel, e Guy Pearce, como o escritor Richard, com o qual ela tem um relacionamento amoroso.

“Mare of Easttown” não foge à regra das séries que atraem espectadores e fãs do gênero por todo o mundo, por reunir elementos conhecidos desse tipo de trama e conter as esperadas reviravoltas que mantêm o interesse do público a cada capítulo. Misturando bem os dramas pessoais e a resolução de crimes, “Mare of Easttown”, principalmente graças à estupenda atuação de Kate Winslet, trouxe para a HBO um recorde de público, ultrapassando o sucesso anterior do gênero, a minissérie “The Undoing”, também excelente, com Nicole Kidman e Hugh Grant.

Especula-se até que, por causa do enorme sucesso de “Mare of Easttown”, possa haver uma nova temporada , apesar de ter sido anunciada e exibida como minissérie completa. A própria Kate Winslet, que também é uma das produtoras, declarou-se “de luto” pelo fim desse brilhante trabalho, e disse estar disposta a continuar interpretando a personagem caso ocorra uma continuação.

Se uma eventual nova temporada for capaz de manter a qualidade da minissérie agora totalmente disponível, será muito bem-vinda. Por enquanto, fãs de dramas policiais com suspense e reviravoltas, podem se deliciar com os sete episódios de “Mare of Easttown”.

Mare of Easttown – minissérie em 7 episódios – HBO Go
Cotação: *****ÓTIMA

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.