ISABEL – A história íntima da escritora Isabel Allende

por Farid Zaine
@farid.cultura

Estreou no dia 4 de junho de 2021 a minissérie “Isabel – A história íntima da escritora Isabel Allende”, com três episódios disponíveis no Amazon Prime. A minissérie é dirigida por Rodrigo Bazaes, o mesmo diretor de “Violeta Foi para o Céu”, sobre Violeta Parra, outra artista chilena de projeção mundial, compositora da célebre canção “Gracias a La Vida”, imortalizada por interpretações de Elis Regina , Mercedes Sosa e Joan Baez, entre muitas outras gravações.

Isabel Allende é a escritora em língua espanhola mais lida no mundo, atualmente, com mais de 70 milhões de exemplares de seus livros vendidos desde os anos 1980. Ela é uma das mais conhecidas e celebradas personalidades chilenas. Na verdade nasceu no Peru, em Lima, em 1942, onde seu pai trabalhava como diplomata na época, mas teve a nacionalidade chilena e hoje é cidadã norte-americana, vivendo na Califórnia e se definindo como “eterna estrangeira”.

Isabel Allende, que carrega no nome a ligação com um parente mais do que célebre, o ex-presidente chileno Salvador Allende, um dos fundadores do Partido Socialista chileno, primo-irmão de seu pai, Tomás Allende. Salvador Allende foi deposto em 1973 pelo golpe militar comandado pelo General Augusto Pinochet, que iniciou uma das piores ditaduras na América do Sul. Allende cometeu suicídio logo depois.

Isabel, que trabalhava como jornalista em uma revista feminina revolucionária em Santiago, logo após o golpe precisou sair do país, indo morar na Venezuela. Passou tempos difíceis na companhia do marido e do casal de filhos. Após turbulências no casamento, Isabel, ao perder o avô com o qual tinha grande laço afetivo desde a infância, passou a escrever uma carta a ele, como forma de despedida. Mas a carta logo foi tomando outra forma, acrescida de todas as lembranças que ela tinha das histórias contadas pelo avô. Nasceu assim “A Casa dos Espíritos”, primeiro romance de Isabel, que é uma saga familiar com toques de realismo fantástico , com personagens e fatos ligados à história da própria família e das transformações políticas do Chile.

Quando já estava desanimada por ouvir rejeições de inúmeras editoras, em 1982 Isabel foi surpreendida pelo interesse de uma editora espanhola. O livro foi lançado e se tornou um fenômeno, projetando o nome dela no mundo todo. “A Casa dos Espíritos”, quase uma década depois, transformou-se no filme homônimo dirigido por Bille August. Estrelado por Meryl Streep, Jeremy Irons, Glenn Close e Winona Ryder, o longa fez sucesso popular ,mas teve a crítica dividida.

A minissérie “Isabel – A história íntima da escritora Isabel Allende” é muito importante para se conhecer a vida dessa mulher inteligente, ousada e corajosa, agora com uma vasta obra cheia de grandes sucessos. Um deles é dedicado à filha, Paula, cujo nome dá titulo ao livro, e relata o período que antecedeu a morte prematura dela, vitimada por uma doença chamada porfiria. A morte da jovem Paula teve um efeito devastador na vida de Isabel, e esse fato ocupa uma parte significativa da minissérie.

Daniela Ramírez, bela atriz chilena de 34 anos, é a responsável pela recriação de uma Isabel Allende convincente, através de um trabalho seguro, produto de perceptível pesquisa.

Recomendo a minissérie “Isabel”, da Amazon Prime, e também filmes disponíveis sobre seus livros, como “A Casa dos Espíritos”, já citado, e “De Amor e de Sombras”, de 1994, com Jennifer Connelly e Antonio Banderas.

Ao término dos três episódios de “Isabel”, que maratonei em uma tarde de domingo, já tinha em mãos um dos mais recentes livros da autora, “Longa Pétala de Mar”, lançado no Brasil em novembro de 2019. A escrita de Isabel Allende, fluida e fascinante, tem poder.

ISABEL – A história íntima da escritora Isabel Allende – Amazon Prime, 3 episódios.
Cotação: ****

Referências:
*
ruim **regular ***bom ****muito bom *****ótimo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.