O Cinema brasileiro e “O Caso dos Irmãos Naves”

por Farid Zaine
@farid.cultura

19 de junho é o Dia do Cinema Brasileiro. A data foi escolhida pelo fato de , no dia 19 de junho de 1898, o cinegrafista e diretor Afonso Segreto ter registrado imagens da entrada da baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, tendo sido essa a primeira filmagem feita no Brasil. Considerando essa data, fiz um projeto de Lei na Câmara Municipal, criando a “Semana Municipal do Cinema” em Limeira, a ser realizada no mês de junho, incluindo o dia 19.

Infelizmente, por causa da pandemia, não pudemos realizar a semana que queríamos no ano passado e nem neste ano, com uma Mostra do Cinema Brasileiro no Teatro Vitória, adiada para quando a vacinação contra a Covid-19 avançar e imunizar a maioria da população.

Lembremo-nos, então, da importância do nosso cinema, de sua projeção mundial e dos grandes talentos existentes no país, muitos hoje com reconhecimento internacional. Lembremo-nos da Palma de Ouro para “O Pagador de Promessas” em 1962, dirigido por Anselmo Duarte, bem como dos filmes que chegaram a figurar entre os cinco finalistas do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (hoje a categoria é chamada “Melhor Filme Internacional”), lista que inclui o próprio “O Pagador de Promessas”, e conta com “O Que é Isso, Companheiro?”(Bruno Barreto, 1997), “O Quatrilho” (Fábio Barreto,1995) e “Central do Brasil”( Walter Salles,1998).

Lembremo-nos de “Cidade de Deus”, o já clássico de Fernando Meirelles, indicado a 4 Oscars em 2004 e de “O Beijo da Mulher-Ararnha”, de Hector Babenco, também indicado em 4 categorias e que deu o Oscar de Melhor Ator para William Hurt em 1986. Há uma lista enorme de grandes filmes nacionais que podem ser vistos ou revistos. Que esta semana possa despertar em todos o respeito ao cinema brasileiro, e que esse respeito resulte em busca de títulos disponíveis nas plataformas de streaming.

Um deles, que eu recomendo neste espaço, é um poderoso drama de tribunal, que relata um dos maiores erros judiciários da história no Brasil, conhecido como “O Caso dos Irmãos Naves”. Este é também o título do filme de 1967, dirigido por Luís Sérgio Person. O longa relata a história de Joaquim e Sebastião Naves, dois irmãos da cidade de Araguari (MG), presos e torturados acusados de um crime que não cometeram.

O longo calvário dos dois e a luta da família e dos advogados para provarem a inocência dos irmãos, resultaram num filme perturbador e emocionante, que logo se transformou num marco importante do cinema brasileiro, tornando-se um clássico indispensável incluído na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos pela ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

“O Caso dos Irmãos Naves” está hoje disponível na plataforma Globoplay, em versão inteiramente restaurada, e que preserva suas qualidades técnicas, incluindo a ótima fotografia em preto e branco.

Assistir a “O Caso dos Irmãos Naves” é também uma reverência a grandes talentos do nosso cinema, como o próprio diretor Luís Sérgio Person, diretor do clássico “São Paulo S/A”, estrelado por Eva Wilma e Walmor Chagas, e ao elenco excepcional composto por Raul Cortez (Joaquim Naves), Juca de Oliveira (Sebastião Naves), Lélia Abramo ( a mãe, Donana), e ainda Anselmo Duarte, John Herbert e Cacilda Lanuza.

“O Caso dos Irmãos Naves” é um excelente exemplo do gênero “drama de tribunal”, e um digno representante do cinema nacional, um cinema criativo e gerador de obras-primas que merecem um reconhecimento que nem sempre é dado pelos próprios brasileiros.

O Caso dos Irmãos Naves – Brasil, 1967- Versão restaurada disponível no Globoplay.
Cotação: ***** ÓTIMO

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.