Em crise, comércio de Limeira quer acordo para trabalhar nos dias de carnaval

O Sindicato do Comércio Varejista de Limeira (Sicomércio) e a Associação Comercial e Industrial de Limeira (Acil) devem se reunir, na próxima semana, com representantes do Sindicato dos Empregados no Comércio de Limeira (Sinecol) para discutir a abertura ou não do comércio nos dias 16 e 17 de fevereiro, terça-feira de carnaval e Quarta-Feira de Cinzas (meio período).

Nestes dias, embora não sejam feriados oficiais, normalmente os trabalhadores de diversas categorias são liberados. No entanto, devido ao avanço da pandemia neste ano e com o cancelamento de festas por todo o Brasil, pontos facultativos estão sendo revogados e a questão tem sido amplamente discutida.

Sobre o comércio em Limeira, o Sicomércio deve propor ao Sinecol a troca destes dois dias para que sejam usufruídos eventualmente em sábados. A Acil dá total apoio e espera bom senso nas negociações.

O Sinecol, por sua vez, diz que a questão do horário de carnaval já está negociada. Paulo César da Silva, presidente da entidade que defende os trabalhadores, disse ao DJ nesta sexta-feira (29) que, mesmo assim, o Sinecol sempre está à disposição para o diálogo.

Sindicato dos comerciários divulgou o que a convenção diz sobre os dias de carnaval

“Devido à pandemia do Covid-19, não haverá festejos de Carnaval neste ano, mas o Sinecol esclarece que está mantida a proibição do labor dos comerciários no dia de Carnaval (16/02/2021) e o horário restrito no dia posterior, 17/02/2021 (Quarta-feira de Cinzas), no qual o labor deverá se iniciar a partir do meio dia e se estender até às 18h, conforme previsto no acordo coletivo de horário e funcionamento do comércio assinado junto ao sindicato patronal.

As citadas determinações compõem a cláusula terceira, letra D, da Convenção Coletiva de Horário de Trabalho da categoria dos comerciários, cujo inteiro teor pode ser acessado no site www.sinecol.com.br.

  • Exceções:
    Shopping e Supermercados, seguem outra Convenção Coletiva de Horário e Funcionamento, sendo estes dias considerados normais.
    Empresas específicas de ferragens, ferramentas e materiais de construção que não tenham se utilizado do horário especial de Dezembro/2020, previsto na alínea ”c” da presente cláusula , faculta-se a abertura e o início do trabalho do empregado no dia 17/02/2021 (quarta-feira) às 09h00.
  • Paulo César da Silva, presidente do Sinecol

  • Ao DJ, o presidente disse que houve uma reunião com os representantes do Sicomércio na última quarta-feira para discutir a convenção coletiva data-base setembro de 2020 e não foi comentado nada sobre o calendário do comércio, “mas, como sempre, estamos à disposição para o diálogo. Quem sabe já acertamos as negociações coletivas de trabalho e a de horário também”, disse.

A situação do comércio já está muito difícil, diz diretor do Sicomércio

“Realmente temos uma convenção assinada que é validada até 28 de fevereiro. Infelizmente, ninguém entendia que essa pandemia poderia voltar ainda mais forte. E aconteceu isso. Dentro da convenção, a terça e quarta-feira até a hora do almoço, são cedidos para o comerciário por ter trabalhado 10 dias seguidos em dezembro e, às vezes, trabalhando em finais de semana. E por isso é dado na tratativa com os comerciantes. Mas ninguém esperava isso. A situação do comércio já está muito difícil.

O sindicato dos comerciários precisa entender que ainda não fechamos a convenção do ano passado, que venceu em 31 de agosto.

Estão divulgando isso, porém, não está resolvido ainda. Nós iremos conversar com eles na semana que vem. Está pré-definido e, dentro desta tratativa, vamos tentar negociar esses dois dias que estavam em convenção e trocar por outros dias, como sábados. Eu tenho certeza que o comerciário entenderá a parte patronal e espero o bom senso por parte do Sinecol e do presidente [Paulinho], que sempre vemos ponderação por parte dele, e espero que se sensibilizem com a situação e não deixem acarretar em problemas mais sérios para o comerciante que vem sofrendo juntamente com o trabalhador.

  • Martim Medeiros, diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Limeira (Sicomércio)

Acreditamos que o bom senso prevaleça, diz conselheiro da Acil

“Em todo o Estado de São Paulo há essa posição sobre o carnaval. Ou seja, o comércio trabalhar normal na terça-feira e quarta-feira de carnaval, uma vez que não haverá carnaval. E levando em conta um estado atípico que estamos vivendo, não faz sentido manter o comércio fechado nesses dias, pois agravará ainda mais a situação econômica.

Havíamos estudado uma proposta de trocar os 2 sábados que o comércio estará fechado pela terça-feira e quarta-feira de carnaval, mas não está sendo possível devido posicionamento do Sinecol.

Realmente Limeira vive uma situação complicada, pois quando precisa-se de pessoas que pensem na manutenção da renda e dos empregos, esses mesmos parecem estar trabalhando contra a necessidade real. Iremos tentar novamente uma conversa com Sinecol, acreditando que o bom senso prevaleça. Nesse momento ou pensamos no coletivo ou sofreremos as consequências econômicas ainda mais negativas. Acil trabalha para que o comércio seja forte e que gere muitos empregos e postos de trabalho.

  • Leandro Zaros, conselheiro da Associação Comercial e Industrial de Limeira (Acil)

Foto: Arquivo ACIL

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.