Deputado quer que atendimento bancário acompanhe horário do comércio durante calamidade

O deputado federal Newton Cardoso Jr (MDB) quer ampliar o horário do expediente bancário durante o período de calamidade pública provocado pela pandemia. O parlamentar protocolou na Câmara Federal projeto de lei que estabelece atendimento ao público das 9h às 18h, durante o estado de calamidade pública provocado pela pandemia de Covid-19.

O objetivo, de acordo com o parlamentar, é diluir o atendimento. “A lei ora proposta visa, em caráter excepcional e temporário, à ampliação do expediente bancário, como forma de diluir o atendimento e, assim, evitar aglomerações, ao garantir aos usuários, um maior espaço de tempo para comparecimento aos estabelecimentos bancários”, citou.

Se o projeto for aprovado e sancionado, a medida não será aplicada às unidades bancárias localizadas em shoppings, órgãos públicos, aeroportos ou universidades, que deverão obedecer ao horário do estabelecimento, desde que assegurado o atendimento mínimo de cinco horas.

Além disso, as agências deverão adotar, como medidas para assegurar o distanciamento social e prevenir a propagação da Covid-19, sinalização com informações de prevenção, disponibilização de álcool gel 70% para higienização das mãos de clientes, usuários bancários, funcionários e equipes de apoio, com indicação para seu uso antes e depois do manuseio de dinheiro, cheques, documentos, cartões e teclados; sinalização de solo indicando a distância mínima de dois metros entre as pessoas que esperam nas filas e distanciamento mínimo de dois metros entre cadeiras destinadas a clientes, usuários bancários, funcionários e equipes de apoio; estabelecimento do número máximo de pessoas que podem permanecer, ao mesmo tempo, dentro da agência bancária.

A proposta aguarda despacho do presidente da Câmara.

Foto: Câmara Federal

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.