Criação de centro de reabilitação animal será levada ao Parlamento Regional

Após reunião com promotores do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) – Núcleo PCJ na última terça-feira (05/04), a vereadora limeirense Tatiane Lopes (Podemos) pretende levar à pauta do Parlamento Regional de Piracicaba a possibilidade de criação de um Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) na região.

A parlamentar conversou com os promotores Alexandra Facciolli Martins e Ivan Carneiro Castanheiro por conta da demanda de Limeira em relação à reabilitação de animais silvestres.

“Recentemente tivemos o caso de uma onça-parda filhote encontrada desnutrida e machucada, que teve de ser encaminhada para Jundiaí, na Associação Mata Ciliar, já que em Limeira não dispomos de um centro específico para reabilitação de animais silvestres. O problema é que esse não é um caso isolado. Com o avanço do processo de urbanização e expansão das cidades, o habitat dos animais tem ficado cada vez mais reduzido, então, atropelamentos e acidentes com esses animais começam a ficar cada vez mais frequentes. É um problema que precisamos enfrentar, porque temos que olhar também para esses animais, e não somente para cães e gatos”, disse a parlamentar.

Os promotores informaram que Rio Claro e Santa Bárbara D’Oeste, esta última pertencente à Região Metropolitana de Campinas (RMC), terão centros de reabilitação instalados para atender animais dessas cidades e da região. Segundo a vereadora, de acordo com os promotores, Limeira e Piracicaba já deveriam ter um Centro, uma vez que são locais com alta demanda de lugares para envio de animais silvestres encontrados nestas localidades.

Geralmente, conforme relato dos promotores à parlamentar, a cidade que recebe o Centro o mantém por meio da arrecadação municipal, mas existe a possibilidade de convênios e parcerias com universidades e instituições que prestam algum tipo de auxílio. “Em função dos investimentos necessários para a implementação de um Centro de Reabilitação, a proposta defendida pelos promotores é que eles sejam instituídos em caráter regional, o que significa que uma cidade-sede abrigaria o Centro, mas também atenderia as demandas das cidades do entorno e, em contrapartida, os municípios que usufruem dos serviços prestariam auxílio financeiro”, explicou Tatiane.

Os promotores ressaltaram a importância de os Centros serem pensados de forma regional, sugerindo que a discussão seja levada ao Parlamento Regional de Piracicaba. Tatiane se comprometeu a levar essa discussão à esfera regional. “Concordo com a perspectiva dos promotores de que precisamos pensar o problema da reabilitação dos animais selvagens de forma macro, afinal, eles transitam entre os municípios. Com a iniciativa de levar esse assunto tão importante a um lugar que comporta autoridades de diferentes municípios, será de grande importância para avançarmos na proteção aos animais silvestres”, afirmou.

Foto: Gabinete Vereadora Tatiane Lopes

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.