Como funciona a lombada eletrônica, novidade em breve no trânsito de Limeira

Motoristas de Limeira devem ficar atentos, nos próximos dias, com uma nova forma de monitoramento de velocidade: as lombadas eletrônicas. Elas serão instaladas em quatro locais cujo limite estipulado pela Secretaria de Mobilidade Urbana será de 40 km/h. Mas como funciona esse tipo de vigilância no trânsito?

O Diário de Justiça consultou a própria pasta para trazer os esclarecimentos mais importantes ao motorista sobre a novidade nas ruas.

Como é o funcionamento da lombada eletrônica?
É um equipamento que mede a velocidade dos veículos exibindo a velocidade real em um painel eletrônico, permitindo que o condutor tenha conhecimento da sua velocidade.

Se a velocidade medida for acima da permitida no trecho, haverá a captura da imagem e processamento da autuação. A velocidade é calculada pelo equipamento eletrônico e metrológico, aferido pelo Inmetro.

Onde os equipamentos serão instalados em Limeira?
Os locais escolhidos para receber as lombadas foram definidos com base no tráfego de veículos e pedestres das regiões em que os equipamentos foram instalados. São eles:

  • Avenida Marechal Arthur da Costa e Silva, altura do número 1.255
  • Avenida Carlos Zaccaria, próximo à UBS do Pq. Nossa Senhora das Dores,
  • Avenida Dr. Lauro Corrêa da Silva, na altura dos números 5.257 e 5.350
  • Avenida Maria Buzolin, altura do número 599, nos dois sentidos da via

Como é garantida a confiabilidade da lombada eletrônica?
É um equipamento aferido e homologado pelo Inmetro, atendendo todas as regulamentações do Contran, Denatran e Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

As lombadas instaladas na Avenida Marechal Arthur da Costa e Silva e na Avenida Carlos Zaccaria passaram por aferição na última segunda-feira (18/04). Durante este procedimento, os equipamentos ficaram ligados, mas não captaram imagens ou autuaram os motoristas. 

Como as informações do equipamento chegam até a casa do condutor?
Após a captura da imagem, é realizado o processamento, com emissão da notificação de autuação. Posteriormente, é realizada a notificação de penalidade, que é encaminhada por remessa postal ao endereço do proprietário do veículo.

A lombada flagra quais tipos de veículos?
Todos os veículos, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana: carros, motos, caminhões, ônibus, entre outros.

O dispositivo flagra apenas excesso de velocidade ou algum outro tipo de infração?
Somente excesso de velocidade. As lombadas eletrônicas não flagram infrações como dirigir ao celular, transportar criança sem cadeirinha, entre outras violações administrativas.

Existe margem de tolerância na lombada eletrônica?
Sim. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, existe uma tolerância de 7 km/h, estabelecido por portaria específica. Trata-se da Portaria 115/98 do Inmetro.

Quando as lombadas eletrônicas começam a funcionar?
Mesmo com a aferição de dois equipamentos nesta semana, o funcionamento depende de um laudo do Ipem, órgão delegado do Inmetro. No momento, eles não estão em operação. Os outros dois aparelhos ainda passarão por aferição, conforme cronograma do Ipem.

Segundo a pasta, a população de Limeira será avisada com antecedência sobre a data de início da operação das lombadas eletrônicas.

Foto: Prefeitura de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.