Com 1.154 mortes por Covid, vereador pede intervenção psicossocial às famílias de Limeira em luto

Parlamentar com pautas ligadas à saúde, Everton Ferreira (PSD) apresentou nesta quinta-feira (26/08) indicação à Prefeitura de Limeira para que implemente um projeto de intervenção psicossocial para famílias que perderam entes queridos para a Covid-19. Até o momento, Limeira já registrou 1.154 mortes por causa da doença.

Everton defende que a intervenção psicossocial pelo SUS, de maneira mais específica, as famílias enlutadas passam a ter apoio psicológico para encarar a perda irreparável. “Com a pandemia, o luto tem sido um processo muito natural que precisa ser vivido e superado. Com os caixões lacrados e sem direito às cerimônias de despedida, a vivência do luto está sendo forçada a passar por mudanças”, cita o vereador.

Segundo ele, o objetivo dessa intervenção é abordar as famílias que estão de luto pela Covid-19, “mas lembrando que o mundo já perdeu algo, seja o emprego, sono, rotina, compromissos financeiros. O apoio emocional vai assegurar o seu estado mental e físico, pois uma simples conversa e acolhimento farão com que os sentimentos fiquem mais aliviados”.

No último dia 16, a Câmara de Limeira aprovou um projeto de Everton também relacionado ao luto pela Covid. Ele vai instituir a data de 11 de abril como o Dia em Memória às Vítimas que Faleceram em Virtude da Covid-19 em Limeira. A escolha da data é uma referência ao registro da primeira morte causada pela doença na cidade, uma mulher de 77 anos, em 2020.

Foto: Câmara Municipal de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.