Cemitério Saudade tem mais de mil túmulos em estado de abandono em Limeira

O Cemitério Saudade 1, em Limeira, tem pouco mais de mil túmulos em estado de abandono. O número é da Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Limeira, que busca os proprietários para fazer a manutenção.

Em ofício enviado ao gabinete do vereador Dr. Júlio César Pereira dos Santos (União Brasil), a pasta informa que busca estas pessoas pelos contatos existentes nas fichas de sepultamento ou via comunicados no Jornal Oficial para que possam fazer a conservação dos túmulos.

O vereador relatou que, nos últimos meses, o crescimento do mato alto e a proliferação de escorpiões indicam a precariedade de manutenção do cemitério de forma geral e a existência de problemas relacionados aos túmulos abandonados.

Inicialmente, a secretaria tenta localizar o proprietário da concessão perpétua utilizando o cadastro existente, porém, muitas vezes, os contatos estão desatualizados. Desta forma, a Prefeitura tenta notificar o responsável por meio de comunicados no Jornal Oficial e jornais de grande circulação, recorrendo em algumas situações à assessoria jurídica.

Quando o problema é considerado crítico e urgente, como, por exemplo, sepulturas danificadas com risco de acidentes, a Prefeitura faz a intervenção pontual caso o responsável pela concessão perpétua não seja localizado em tempo hábil.

Quem é proprietário de túmulos em situação de abandono e recebe a notificação da Prefeitura deve comparecer à administração do cemitério para apresentação da documentação necessária e regularizar o jazigo.

Outras intervenções, como reparos, também podem ser solicitadas quando da regularização. Depois, a utilização do túmulo estará liberada ao proprietário para eventual sepultamento.

Foto: Divulgação

IPTU

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.